A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realiza neste sábado (29), o Dia D da vacinação contra a Influenza, destinado exclusivamente aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A ação será realizada em diversas salas de vacinação do município, além de shoppings e instituições parceiras.
A mobilização busca ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso para quem não consegue se imunizar durante a semana.
Durante o Dia D, as equipes de saúde também adotam estratégias complementares, como aplicação de vacinas em instituições, abrigos e visitas domiciliares para pessoas acamadas. Com horários que vão de 8h às 17h.
PÚBLICO DESTINADO
A vacinação é destinada aos povos indígenas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, até 45 dias após o parto , além de pessoas em situação de vulnerabilidade e indivíduos com deficiência permanente. Também estão incluídos jovens de 12 a 21 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais.
Também fazem parte do público-alvo os trabalhadores portuários e dos Correios, os profissionais de saúde das redes pública e privada, além de professores do ensino básico e superior. A campanha inclui ainda policiais civis e militares, bombeiros, integrantes das Forças Armadas em atividade, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Caminhoneiros e profissionais do transporte coletivo rodoviário, como motoristas e cobradores, também estão contemplados.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
A ação contempla moradores de diversos bairros, incluindo Aeroporto, Curió, Água Cristal, Fama, Águas Lindas, Fátima, Baía do Sol, Furo das Marinhas, Barreiro I e II, Galo I, Bengui II, Guamá, Canal do Pirajá, Icoaraci, Carananduba, Jurunas, Carmelândia, Maguari, Castanheira, Mangueirão, Combu, Maracajá, Condor, Marambaia, Remação e Mestre Alarino, Outeiro, Radional II, Panorama XXI, Riacho Doce, Paracuri I, Sacramenta, Paraíso dos Pássaros, Satélite, Paraíso Verde, Sideral, Parque Amazônia I, Souza, Parque Guajará, Sucurijuquara, Parque Verde, Tapanã, Pedreira, Telégrafo, Portal da Amazônia, Tenoné II, Pratinha, Terra Firme, Providência, Vila da Barca e Quinta dos Paricás.
Há instituições particulares que disponibilizaram também a imunização, entre elas, estão: centros universitários, um localizado na Doca e o outro na Avenida Gentil Bittencourt. Shoppings Centers também fazem parte da iniciativa.







Deixe uma resposta