Foto: Divulgação | MS
O Brasil irá receber a certificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) como o maior país do mundo a erradicar a transmissão do HIV de mãe para filho, conhecida como transmissão vertical, como problema de saúde pública.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, adiantou a informação durante o programa Bom Dia, Ministro, do CanalGov.
Segundo Padilha, o Conselho da Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids), em parceria com representantes da OMS, visitará o Brasil nesta semana para formalizar a entrega do certificado ao governo brasileiro.
“Esse reconhecimento mostra que o Brasil superou a transmissão graças ao SUS [Sistema Único de Saúde], por meio dos testes rápidos nas unidades básicas, dos exames de pré-natal e do tratamento garantido às gestantes que vivem com HIV”, afirmou o ministro.
Padilha recordou que, há algumas décadas, o país mantinha iniciativas filantrópicas voltadas à manutenção de abrigos para órfãos com HIV, que haviam perdido os pais em decorrência da Aids.
“Essas instituições acolhiam bebês que já nasciam com HIV após a morte dos pais. Felizmente, essa realidade não existe mais no Brasil, assim como a transmissão do HIV da gestante para o bebê”, celebrrou.
De acordo o ministro, o Brasil apresentou um dossiê à organização mundial no mês julho com os dados do SUS no Brasil.
Fonte: Agência Brasil







Deixe uma resposta