saúde ocular

Agência reguladora dos Estados Unidos aprova colírio que visa corrigir a visão sem a necessidade do uso de óculos

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, aprovou o colírio  VIZZ, que é de uso diário, ele é à base de aceclidina, sendo indicado para o tratamento de presbiopia em adultos. 

O medicamento corrige a visão de perto sem a necessidade do uso de óculos. A previsão é que ele esteja disponível para ser comercializado no país entre os meses de  outubro a dezembro de 2025. 

A LENZ Therapeutics, Inc. desenvolveu o VIZZ, uma solução oftálmica de aceclidina a 1,44% de concentração. É o primeiro e único colírio à base de aceclidina aprovado para tratar a presbiopia, condição que afeta cerca de 1,8 bilhão de pessoas em todo o mundo.

A Presbiopia é conhecida popularmente como “vista cansada”. Segundo o Ministério da Saúde a condição é mais comum após os 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto e de longe.

Eef Schimmelpennink, presidente e CEO da LENZ Therapeutics, em comunicado disse que a aprovação do VIZZ pela FDA, é um momento decisivo para a LENZ e representa uma melhoria transformadora nas opções de tratamento disponíveis para os 128 milhões de adultos que vivem com visão de perto embaçada nos Estados Unidos. “Estamos prontos e entusiasmados para lançar no mercado o primeiro e único colírio de uso diário com eficácia comprovada por até 10 horas”, informou Schimmelpennink.

Efeito do colírio nos olhos

A aceclidina contrai o músculo esfíncter da íris, aumenta a profundidade do foco e melhora significativamente a visão de perto sem provocar desvio miópico.

O FDA aprovou o VIZZ com base em três estudos clínicos de fase 3 que avaliaram a eficácia e segurança do colírio. Nos estudos CLARITY 1 e CLARITY 2, 466 participantes receberam uma dose diária durante 42 dias, e o colírio melhorou a visão de perto em apenas 30 minutos, com efeito que durou até 10 horas, sem causar eventos adversos graves. O estudo CLARITY 3 acompanhou 217 participantes por seis meses para avaliar a segurança a longo prazo. As reações adversas mais comuns foram irritação no local, visão turva e dor de cabeça, todas leves e transitórias.

O pesquisador clínico da VIZZ, Marc Bloomenstein, em comunicado, declarou que acredita que esta será uma solução bem-vinda, tanto para os médicos oftalmologistas, quanto para Optometrista, que agora vão poder oferecer um tratamento para presbiopia altamente eficaz e procurado, com potencial para se tornar o padrão de tratamento, com um perfil de produto que atenderá às necessidades dos pacientes.

Gabrielle Nogueira

Share
Published by
Gabrielle Nogueira

Recent Posts

Conmebol define uniformes de Palmeiras e Flamengo para a final da Libertadores

A Conmebol definiu que Palmeiras e Flamengo usarão seus uniformes principais na final da Libertadores,…

5 horas ago

Postos Médicos de Apoio para a COP30 Iniciam Atendimento nesta terça-feira

Os primeiros Postos de Atendimento Médico (PAMs) de apoio à 30ª Conferência das Nações Unidas…

1 dia ago

Outubro Rosa: o que realmente salva vidas?

Outubro é o mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.Segundo…

1 semana ago

Articulação impacta a saúde e longevidade dos brasileiros na terceira idade

A chegada dos 60 anos já não é como antigamente, afazeres como costurar crochê, conversas…

3 semanas ago

Cruz Vermelha orienta sobre primeiros socorros e atendimento à saúde durante o Círio

A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior em termo de participação…

3 semanas ago

O Grupo CN – Carleto e Neurohability, inaugura o Instituto de Reabilitação e Educação Inclusiva (Irei)

O Grupo CN - Carleto e Neurohability, inaugura nesta quinta-feira (9) o Instituto de Reabilitação…

4 semanas ago

This website uses cookies.