Foto: reproduão Anitta
A cantora Anitta, de 32 anos, contou neste mês, no canal do Instagram dela, o motivo do cancelamento da apresentação que faria no São João de Campina Grande. No áudio, a artista disse que está lidando com uma infecção bacteriana grave e recebendo tratamento de antibiótico na veia.
Mas você sabe como ocorre uma infecção bacteriana grave, e quais riscos ela pode causar para à saúde?
A infecção bacteriana pode ser considerada uma condição comum, mas é grave e pode ser fatal se não for tratada adequadamente.
A Revista Lancet, em 2019, apontou essa enfermidade como a 2ª principal causa de mortes no mundo. Esse dado alerta sobre a necessidade de conhecimento sobre as formas de contágio, e sobre as formas de prevenção.
Inicialmente, é preciso compreender o que são as bactérias.
As bactérias são microrganismos vivos formados por uma única célula. Elas se classificam de acordo com o seu formato: esférico (coco), bastonete (bacilo), espiralado (espirilo) e de vírgula (vibrião). Esses microorganismos habitam a água, o ar, o solo e o corpo humano, especialmente o intestino e a pele. Quando se desenvolvem e se multiplicam, produzem toxinas e invadem tecidos, desencadeando infecções bacterianas.
A gravidade varia conforme o estado geral de saúde da pessoa afetada.
O tempo de duração depende do tipo e localidade, mas com tratamento adequado, geralmente dura entre 7 e 14 dias. É importante lembrar que o tratamento adequado é fundamental para evitar complicações graves.
As infecções bacterianas podem ocorrer de duas maneiras:
Transmissão Direta:
Transmissão Indireta:
Saber como as bactérias se transmitem ajuda a prevenir a contaminação e a proteger a saúde. Além disso, a higienização das mãos e dos alimentos antes do consumo, utilização de preservativos durante as relações sexuais e a limpeza de superfícies de contato são ações fundamentais para a prevenção da doença.
Após o início dos sintomas é necessário procurar ajuda médica para a solicitação de exames e tratamento médico adequado.
Para o tratamento das infecções bacterianas, são utilizados antibióticos por inibirem o crescimento ou multiplicação das bactérias. A prescrição médica pode variar quanto ao tipo de antibiótico e duração.
A dor e febre são sintomas característicos nos primeiros dias de uso, mas devem ser compreendidos como uma resposta do organismo a eliminação das bactérias. Consulte o médico caso apresente os sintomas e não se automedique.
Fonte: dr.consulta
A Conmebol definiu que Palmeiras e Flamengo usarão seus uniformes principais na final da Libertadores,…
Os primeiros Postos de Atendimento Médico (PAMs) de apoio à 30ª Conferência das Nações Unidas…
Outubro é o mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.Segundo…
A chegada dos 60 anos já não é como antigamente, afazeres como costurar crochê, conversas…
A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior em termo de participação…
O Grupo CN - Carleto e Neurohability, inaugura nesta quinta-feira (9) o Instituto de Reabilitação…
This website uses cookies.