Autossabotagem: saiba os sinais e o que pode desencadeá-la

A autossabotagem ou o auto boicote é explicado na psicologia como o ato de agir contra a si mesmo. Esse processo pode ocorrer de diferentes formas, e sem que a pessoa perceba que está criando situações que prejudiquem ela mesma.

Mas o que leva alguém a se sabotar?

De acordo com a psicóloga Ana Cláudia Machado “Muitas vezes, a vulnerabilidade afetiva e a falta de autoconhecimento podem desencadear atos de autossabotagem”, afirma.

Segundo a especialista, o processo de autossabotagem pode ocorrer de forma consciente ou não, e por meio de atitudes, por exemplo. “A autossabotagem pode se manifestar em comportamentos, pensamentos e falas. geralmente, é quando há uma dissonância entre o que a pessoa quer ou sente que deveria querer, ou o que ela faz ou o que deveria fazer, por exemplo. Uma pessoa pode seguir convicta de que determinado tipo de relacionamento faz mal pra ela, mas segue fazendo, mesmo acarretando sofrimento e dor. A pessoa sabe que determinada escolha será prejudicial, mas acaba fazendo mesmo assim”, destaca.

Sinais

Esse ato de autossabotagem pode apresentar alguns sinais que podem estar relacionados com a rotina da pessoa. “Pessoas que vivem em ciclos viciosos, seja em relação ao trabalho, aos relacionamentos afetivos, familiares e de auto estima. Pessoas que trazem sempre as mesmas queixas, que sabem o caminho que devem seguir para sair deste ciclo, mas por algum motivo não conseguem”, detalha a psicóloga.

É possível parar de se auto sabotar?

Ana Cláudia pontua que sim, é possível impedir que as pessoas consigam parar de criar situações de autossabotagem, além de enfatizar a importância da psicoterapia durante esse processo. “Não é um processo rápido e nem fácil, mas é possível. Cabe ao processo terapêutico entender o motivo, as consequências, hábitos e sentimentos envolvidos neste processo. Trazer esses questionamentos, percebê-los sendo vivenciados no dia a dia e aos poucos ir quebrando estes padrões. São necessários três recursos para este processo: vínculo terapêutico saudável com o psicólogo, disponibilidade emocional de entrar no processo e respeito ao tempo emocional de cada um”, finalizou.

Milena Alves

Recent Posts

Veja o que funciona no Pará durante o Carnaval e Quarta-feira de Cinzas

O funcionamento de serviços em Belém deve passar por mudanças devido ao ponto facultativo de…

23 horas ago

CARNABELÉM 2026, PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO QUE PROMETE AGITAR A CIDADE

A Prefeitura de Belém lançou o Carnabelém 2026, apontado como o maior carnaval já realizado…

4 dias ago

Concurso do Hospital Gaspar Vianna: comissão formada e edital previsto para 2026

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)confirmou a contratação da banca Consuplan, que assunirá…

5 dias ago

Paraense conquista 2° lugar no Miss Brasil Mundo 2026

A miss paraense Maria Cecília Nóbrega alcançou o 2° lugar no concurso Miss Brasil Mundo…

2 semanas ago

Anvisa define regras para cultivo de cannabis medicinal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que autoriza, com regras restritas,…

2 semanas ago

Belém amplia vacinação contra a gripe em shoppings da capital

A Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, intensificou a vacinação contra a gripe até…

2 semanas ago

This website uses cookies.