Cirurgia dente-no-olho é capaz de restaurar visão em pacientes - Front Comunicação Estratégica

Cirurgia dente-no-olho é capaz de restaurar visão em pacientes

Imagem: Freepik

O canadense Brent Chapman, de 34 anos, viralizou após recuperar a visão, por meio de uma técnica diferenciada, que utiliza o implante de um dente no olho.  

A cirurgia popularmente chamada dente-no-olho, a ceratoprótese osteo-odonto ou osteo-odonto-queratoprótese é um tratamento capaz de restaurar a visão em pacientes com cegueira corneana grave. Ela é indicado em casos em que os transplantes de córnea tradicionais não são possíveis. 

Uma lente de plástico é inserida no dente extraído do paciente, que é então cirurgicamente fixado ao olho.

De acordo com o G1, a médica oftalmologista Ione Alexim, que atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e na Beneficência Portuguesa, explicou que o implante é preparado meses antes e, após a cirurgia, a visão melhora gradualmente conforme a cicatrização e a redução do processo inflamatório.

Apesar de parecer inusitado, especialistas apontam que o procedimento proporciona uma estrutura duradoura para a lente, com menor probabilidade de rejeição pelo sistema imunológico.

Chapman explicou ao site americano Today.com que duvidava da eficácia do método, mas o resultado foi extremamente positivo. Ele voltou a enxergar após mais de 20 anos sem visão.” 

“Parecia um pouco ficção científica. Eu pensei: É muita loucura”, contou Brent, em entrevista.

Segundo o  oftalmologista e professor do Departamento de Ciências Visuais da University of British Columbia, que foi responsável pela cirurgia, a técnica é delicada, mas se mostrou muito eficiente.

Apesar dos relatos de recuperação da visão, como o caso de Chapman, o procedimento não é utilizado até o momento no Brasil.

A cirurgia dente-no-olho foi descrita pela primeira vez pelo professor italiano Benedetto Strampelli, em 1963. Ainda assim, é considerado um procedimento de alta complexidade, com indicações restritas e diversos riscos de complicações.  

Fonte: g1