A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior em termo de participação populacional, ocorre neste domingo (12), para garantir a segurança e o bem-estar dos romeiros, a Cruz Vermelha estará presente ao longo do percurso com equipes de primeiros socorros e ações de orientação em saúde.
De acordo com Danilo Barbosa, Conselheiro e Diretor do Departamento de Captação de Recursos da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Pará, o corpo de voluntários da equipe vem sendo preparado desde julho. Os voluntários temporários passam por treinamentos específicos, enquanto os efetivos recebem atualizações periódicas de protocolos e capacitação em atendimentos, garantindo que a atuação da instituição durante o Círio de Nazaré seja eficiente e segura.
“E as primeiras orientações, caso os romeiros presenciem uma situação de mal-estar, um desconforto físico com pessoas próximas, devem sinalizar qualquer equipe de atendimento que esteja durante as procissões. Se possível, auxiliá-los também durante a retirada da pessoa que estiver passando mal, colocando ela em um ambiente seguro.”
“Caso seja você que esteja passando mal, o ideal é esperar uma equipe chegar ou então pegar um vento e sair do meio da procissão, ficando pelas ruas paralelas ou transversais”, orienta Danilo.
Durante toda a Operação Círio devem ser mobilizados 13 mil voluntários que atuarão tanto em Belém como também no interior do estado, número total disponibilizado para este ano. O Conselheiro e Diretor do Departamento de Captação de Recursos ressalta que as equipes estão preparadas diretamente para as maiores necessidades, seja mal súbito, trauma, desconforto físico e até mesmo a exaustão.
“Há muitas pessoas que vão para as procissões sem a alimentação devida, sem estar devidamente hidratadas, e até mesmo em uma situação de saúde que não lhe permite estar acompanhando a corda. Então, para todo o acontecimento, a Cruz Vermelha está preparada para atuar. Ressalto também a preparação para os incidentes de múltiplas vítimas, equipes especializadas como a de intervenção aos eventos massivos e também do GRD, que é do Departamento de Gestão de Riscos e Desastres, estão capacitados”, finaliza.
Para identificar as equipes da instituição, basta observar os uniformes. Todos os voluntários estarão uniformizados com o emblema da instituição. Algumas equipes utilizarão o colete do Projeto Círio, branco, com destaque para a marca da Cruz Vermelha; outras estarão com o uniforme padrão, composto por calça e camisa vermelha. Também haverá equipes vestindo a cor azul, igualmente identificadas pelo emblema da instituição.
Gabrielle Nogueira | Front Saúde
			


				            
				            
				            



Deixe uma resposta