Diástase Abdominal: Entenda o que é, complicações e tratamentos

Por não ser um nome muito comum, você provavelmente ainda não ouviu falar com sobre a Diástase Abdominal, mas essa doença acomete muitas pessoas. Mas, afinal o que é a Diástase Abdominal?

Considerada comum, a doença consiste no afastamento dos músculos e do tecido conjuntivo do reto abdominal, causada pelo excesso de peso ou de pressão, ou seja, uma deformidade ou tensão do músculo abdominal. Muito comum em mulheres no período da gestação, em que a parede abdominal é “empurrada” para comportar o bebê, esse processo é normal e pode durar até seis meses após o parto para voltar ao normal. Caso não aconteça, e o afastamento dos músculos permaneça, é considerada a Diástase Abdominal.

É importante ressaltar que Diástase não ocorre apenas em mulheres grávidas, mas também em mulheres sem filhos e em homens. A Diástase pode ser percebida por meio de dores nas regiões lombar, nádegas e coxas, mas requer um diagnóstico médico.

O diagnóstico da Diástase pode ser feito por um profissional da fisioterapia, que realiza um exame específico no paciente que possui o prognóstico. A fisioterapeuta Nayane Oliveira, especialista em traumato ortopedia e desportiva explica como esse exame pode ser feito. “O paciente precisa ficar de barriga para cima e é necessário aplicar uma pequena força com os dedos indicadores e médio cerca de 2 cm abaixo do sinal umbilical”, conta.

As complicações da Diástase Abdominal são inúmeras, mas, de acordo com Nayana, a principal complicação é o surgimento do quadro álgico. “É uma dor que surge por conta dos músculos abdominais que atuam como uma cinta natural que ajuda a proteger a coluna”, explica.

O tratamento para a Diástase pode ser feito por meio de fisioterapia e atividade física. Em alguns casos, há a necessidade cirurgia, porém, só é recomendada quando tratamentos feitos anteriormente não surtem efeitos. “O tempo de tratamento depende de cada pessoa. Cada corpo reage de uma forma e é necessário respeitar o limite de cada corpo. O profissional precisa avaliar o corpo de forma minuciosa”, conclui Nayane.

Editor

Recent Posts

Veja o que funciona no Pará durante o Carnaval e Quarta-feira de Cinzas

O funcionamento de serviços em Belém deve passar por mudanças devido ao ponto facultativo de…

2 dias ago

CARNABELÉM 2026, PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO QUE PROMETE AGITAR A CIDADE

A Prefeitura de Belém lançou o Carnabelém 2026, apontado como o maior carnaval já realizado…

5 dias ago

Concurso do Hospital Gaspar Vianna: comissão formada e edital previsto para 2026

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)confirmou a contratação da banca Consuplan, que assunirá…

6 dias ago

Paraense conquista 2° lugar no Miss Brasil Mundo 2026

A miss paraense Maria Cecília Nóbrega alcançou o 2° lugar no concurso Miss Brasil Mundo…

2 semanas ago

Anvisa define regras para cultivo de cannabis medicinal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que autoriza, com regras restritas,…

2 semanas ago

Belém amplia vacinação contra a gripe em shoppings da capital

A Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, intensificou a vacinação contra a gripe até…

2 semanas ago

This website uses cookies.