Linha de Frente

Em 2020, procedimentos de saúde tiveram queda de 27 milhões devido a pandemia

O Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou um levantamento que aponta queda de 27 milhões de procedimentos de saúde em 2020 causados pela pandemia como consultas e exames eletivos.  

De acordo com o conselho, dados entre março e dezembro de 2020, desde o início da pandemia até o fim do mesmo ano, com o mesmo período de 2019, a diferença foi de 26,9 milhões de procedimentos, sendo 16,6 milhões de exames de diagnóstico, 8,8 milhões de procedimentos clínicos, 1,2 milhões de pequenas cirurgias e 210 mil transplantes. 

Os procedimentos que não são de urgência e emergência, chamados de eletivos, tiveram esse impacto relacionado ao direcionamento de uma grande parte das estruturas hospitalares para o atendimento de pacientes de covid-19. 

Entre os meses de março e abril de 2020, enquanto o avanço da primeira onda do coronavírus, houve uma queda quase aproximadamente a metade do número de procedimentos, de 8,1 milhões para 4,8 milhões. No mês de abril, foram registrados 5 milhões e em maio, 5,6 milhões. O ano terminou com 8 milhões de procedimento. 

As áreas mais afetadas entre março e dezembro de 2020, em comparação com o mesmo período no ano anterior, foram as consultas e exames em citopatologia (-51%), neurologia (-40%), anatomopatologia (-39%), cardiologia (-38%), oftalmologia (-34%) e medicina clínica (-33%) 

Não foi realizado 2,8 milhões de cirurgias. Entre os meses de março e dezembro de 2020 foram realizados 4,6 milhões de procedimentos desse tipo, contra 7,5 milhões no mesmo período em 2019. 

Os procedimentos que apresentaram mais impacto foram os de oftalmologia (-6,2 milhões), seguidos por radiologia e diagnóstico de imagem (-5,3 milhões), médico-clínico (-2,8 milhões) e radioterapia (-2,5 milhões). 

Também sofreram quedas exames como os de gasometria (medição de quantidade de O2 e CO2 no sangue), câncer e Papanicolau, além dos atendimentos em centro de atenção psicossocial, cauterização de lesões na pele e atendimento para indicação ou inserção do dispositivo intrauterino (DIU) 

As regiões mais afetadas foram o Nordeste (-31%), Sul (-29%), Sudeste (-27%) e Norte (-21%). Entre estados, as reduções mais intensas se deram em Alagoas (-47%), no Piauí (-45%), Amazonas (-38%), Espírito Santo (-36%), em Mato Grosso do Sul e Sergipe (-35%) 

2021 

O número de procedimentos eletivos foi de 50 milhões no 1º semestre de 2020, o que representa 20% a mais do que no 1º semestre de 2020, em que foram registrados 41,6 milhões de consultas, exames e cirurgias. Quando comparado com o 1º semestre de 2019, o dado revela uma queda de -14%. 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) acredita que seja possível adotar medidas para compensar a queda, como campanhas para os pacientes, sobretudo para os que têm doenças crônicas.   

Ministério da Saúde 

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que a organização dos procedimentos de saúde e dos critérios para definir prioridades é de responsabilidade dos estados e municípios e que disponibilizou R$ 350 milhões em recursos adicionais para fossem realizados esses tipos de procedimento.  

Ainda de acordo com o Ministério, no primeiro semestre foram realizados 3,7 milhões de cirurgias eletivas, e houve aumento em relação ao mesmo período de 2020, com 3,4 milhões desses procedimentos, mas ainda há queda em comparação ao primeiro semestre de 2019, quando equipes de saúde fizeram 4,9 milhões de cirurgias. 

Fonte: Agência Brasil

Milena Alves

Recent Posts

Veja o que funciona no Pará durante o Carnaval e Quarta-feira de Cinzas

O funcionamento de serviços em Belém deve passar por mudanças devido ao ponto facultativo de…

1 dia ago

CARNABELÉM 2026, PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO QUE PROMETE AGITAR A CIDADE

A Prefeitura de Belém lançou o Carnabelém 2026, apontado como o maior carnaval já realizado…

4 dias ago

Concurso do Hospital Gaspar Vianna: comissão formada e edital previsto para 2026

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)confirmou a contratação da banca Consuplan, que assunirá…

5 dias ago

Paraense conquista 2° lugar no Miss Brasil Mundo 2026

A miss paraense Maria Cecília Nóbrega alcançou o 2° lugar no concurso Miss Brasil Mundo…

2 semanas ago

Anvisa define regras para cultivo de cannabis medicinal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que autoriza, com regras restritas,…

2 semanas ago

Belém amplia vacinação contra a gripe em shoppings da capital

A Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, intensificou a vacinação contra a gripe até…

2 semanas ago

This website uses cookies.