Um estudo realizado por cientistas da USP e Unifesp, publicado na Sleep Epidemiology, revelou que 65,5% da população brasileira relatou ter problemas do sono. A pesquisa concluiu que ser mais jovem, do sexo feminino, ter companheiro dormindo em outra cama ou quarto, insônia autorreferida e uso de smartphone e mídia interativa foram preditores de má qualidade do sono.
Ter uma noite de sono ruim pode trazer prejuízos a curto, médio e a logo prazo para o corpo, explica a otorrinolaringologista Laressa Rocha. “Uma noite mal dormida é sinal de um dia improdutivo. Todas as vezes que você não tem um sono reparador o seu organismo acumula marcadores inflamatórios, e esses marcadores possuem ações a curto, médio e longo prazo. A curto prazo provocam: cansaço, baixa capacidade de concentração e maior labilidade emocional. A longo prazo eles podem causar: insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, maior probabilidade de Avc’s isquêmicos e hemorrágicos e dificuldade para emagrecer”, pontua.
Benefícios
Dormir bem traz uma resposta positiva para o organismo, inclusive, aumenta a resistência a doenças, afirma a médica. “Considero o principal benefício de dormir bem, ser uma pessoa produtiva. Além disso, o sono com qualidade ajuda no emagrecimento e na melhor resposta imunológica quando somos expostos a vírus e bactérias. Somos muito mais resistentes a ficar doentes quando dormimos bem”.
Prejuízos
Um má noite de sono não só pode ser ruim, como também pode ocasionar no surgimento de doenças. Segundo a especialista podem surgir:
Dicas
A médica orienta sobre algumas formas que podem contribuir para a melhora da qualidade do sono:
O funcionamento de serviços em Belém deve passar por mudanças devido ao ponto facultativo de…
A Prefeitura de Belém lançou o Carnabelém 2026, apontado como o maior carnaval já realizado…
A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)confirmou a contratação da banca Consuplan, que assunirá…
A miss paraense Maria Cecília Nóbrega alcançou o 2° lugar no concurso Miss Brasil Mundo…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que autoriza, com regras restritas,…
A Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, intensificou a vacinação contra a gripe até…
This website uses cookies.