saúde

Especialista explica sobre os cuidados com o Melanoma

No mês de maio, intensificam-se as campanhas de conscientização sobre o melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele. A data visa alertar a população sobre os riscos da exposição solar sem proteção, incentivar o diagnóstico precoce e promover o cuidado com a saúde da pele.

O melanoma se origina nos melanócitos, células responsáveis pela produção da melanina, o pigmento que dá cor à pele. Embora represente cerca de 3% dos cânceres de pele, é o que apresenta maior taxa de mortalidade, principalmente quando descoberto em estágios avançados.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados mais de 8 mil novos casos de melanoma por ano no Brasil.

Já o levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) na base Cancer Tomorrow, da Organização Mundial da Saúde (OMS),aponta que as mortes no Brasil por melanoma podem saltar de 2,2 mil registradas em 2020 para 4 mil em 2040.

No Pará, o INCA estima que cerca de 50 novos casos de melanoma sejam diagnosticados por ano, sendo 30 em homens e 20 em mulheres. A taxa geral de incidência no estado é de 0,54 casos por 100 mil habitantes. Embora os números sejam considerados baixos em comparação com outros tipos de câncer, especialistas reforçam que é necessário manter a atenção constante, especialmente em regiões de alta exposição solar como a Amazônia.

De acordo com a dermatologista, Caroline Palheta, Uma das formas de prevenir o melanoma é o uso diário de protetor solar, inclusive em dias nublados ou chuvosos.

A exposição excessiva à radiação ultravioleta (UV), tanto do sol quanto de fontes artificiais, como câmaras de bronzeamento, é a principal causa do melanoma. O uso dessas câmaras é proibido no Brasil. Além disso, fatores genéticos, histórico familiar e presença de muitas pintas ou sinais atípicos também aumentam o risco de desenvolver melanoma.

Sintomas do Melanoma

“Mudanças na cor, tamanho, bordas ou sangramentos são sinais de alerta.”

“O melanoma pode se desenvolver a partir de uma pinta já existente ou surgir como uma nova mancha escura na pele. Por isso, é fundamental que as pessoas conheçam bem o próprio corpo e fiquem atentas a qualquer alteração”, ressalta a médica.

Prevenção

Pessoas que trabalham ao ar livre, como vendedores ambulantes, pescadores, agricultores, operários e entregadores, merecem atenção especial. A exposição solar contínua sem proteção adequada aumenta significativamente o risco de desenvolver câncer de pele. Nesses casos, é fundamental o uso de protetor solar de reaplicação frequente, além de roupas com proteção UV, bonés ou chapéus de aba larga, óculos escuros e, sempre que possível, pausas em locais cobertos e sombreados.

Caroline Palheta explica ser essencial detectar o melanoma nos estágios iniciais, pois pode ter grandes chances de cura com a retirada cirúrgica da lesão. Mas, se houver metástase, o tratamento pode incluir imunoterapia, radioterapia e quimioterapia, com resultados mais limitados.

Gabrielle Nogueira

Recent Posts

Veja o que funciona no Pará durante o Carnaval e Quarta-feira de Cinzas

O funcionamento de serviços em Belém deve passar por mudanças devido ao ponto facultativo de…

1 dia ago

CARNABELÉM 2026, PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO QUE PROMETE AGITAR A CIDADE

A Prefeitura de Belém lançou o Carnabelém 2026, apontado como o maior carnaval já realizado…

4 dias ago

Concurso do Hospital Gaspar Vianna: comissão formada e edital previsto para 2026

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)confirmou a contratação da banca Consuplan, que assunirá…

5 dias ago

Paraense conquista 2° lugar no Miss Brasil Mundo 2026

A miss paraense Maria Cecília Nóbrega alcançou o 2° lugar no concurso Miss Brasil Mundo…

2 semanas ago

Anvisa define regras para cultivo de cannabis medicinal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que autoriza, com regras restritas,…

2 semanas ago

Belém amplia vacinação contra a gripe em shoppings da capital

A Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, intensificou a vacinação contra a gripe até…

2 semanas ago

This website uses cookies.