De acordo com artigo desenvolvido pelo Ministério da Saúde a estimulação precoce pode ser definida como um programa de acompanhamento e intervenção clínico-terapêutica multiprofissional com bebês de alto risco e com crianças pequenas acometidas por patologias orgânicas, buscando o melhor desenvolvimento possível, por meio da mitigação de sequelas do desenvolvimento neuropsicomotor, bem como de efeitos na aquisição da linguagem, na socialização e na estruturação subjetiva, podendo contribuir, inclusive, na estruturação do vínculo mãe e bebê e na compreensão e no acolhimento familiar dessas crianças.
No Estado Pará a Clínica Interdisciplinar de Desenvolvimento Infantil Neurohability, desenvolve um plano terapêutico construído de forma individualizada, feito após avaliação detalhada do perfil de cada criança. Esse tratamento favorece o desenvolvimento motor, cognitivo, social, emocional e da comunicação, prevenindo ou minimizando atrasos. Em casos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), síndromes genéticas ou prematuridade, ela potencializa habilidades, reduz barreiras funcionais e melhora a qualidade de vida da criança e da família.
Segundo a Fisioterapeuta e Diretora Técnica da Neurohability, Natália Lobo, as necessidades, potencialidades e objetivos traçados em conjunto com a família é o foco principal a ser considerado. “O ambiente acolhedor é parte essencial do processo: proporciona segurança, vínculo e motivação, permitindo que a criança se sinta confiante para explorar, aprender e superar desafios”, frisou.
“A estimulação precoce potencializa o desenvolvimento global da criança, fortalece a coordenação motora, a linguagem, a interação social, a atenção e a autonomia. Ela integra corpo e mente e prepara cada criança para crescer com confiança e independência.”
Vale lembrar que o acompanhamento pode começar nos primeiros meses de vida, especialmente em bebês prematuros ou com fatores de risco. Natália Lobo recomenda iniciar a intervenção o quanto antes, aproveitando a fase de maior plasticidade cerebral. Assim, aumentam as chances de reduzir atrasos e de preparar cada criança para crescer com mais segurança e confiança.
O diferencial da Neurohability no tratamento
A Clínica Interdisciplinar de Desenvolvimento Infantil Neurohability utiliza uma abordagem disciplinar integrada, com equipe de profissionais qualificados na área da fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, musicoterapia, psicopedagogia, integração sensorial, entre outras e no uso de métodos inovadores como MIG/TREINI, Therasuit e Pediasuit.
A Diretora Técnica da Neurohability destaca que, além da técnica, o que fortalece o projeto é oferecer um espaço que une acolhimento familiar, ambiente lúdico e científico, sempre guiado por indicadores de evolução (GAS/SMART). Essa combinação garante resultados mensuráveis e concretos no desenvolvimento infantil.
Benefícios da Estimulação Precoce
Com equipe especializada em tratamento neuropsicomotor, a Clinica Neurohability oferece intervenções que favorecem o desenvolvimento motor, cognitivo, social, emocional e de comunicação, contribuindo para prevenir ou minimizar atrasos no desenvolvimento infantil.
Conforme o Ministério da Saúde, o cuidado à saúde da criança, por meio do acompanhamento do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, é tarefa essencial para a promoção à saúde, prevenção de agravos e a identificação de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Este acompanhamento tem o objetivo de estabelecer a garantia de acesso, o mais cedo possível, à avaliação, diagnóstico diferencial, tratamento e reabilitação, inclusive à Estimulação Precoce, das crianças que necessitem de cuidados especializados.
Gabrielle Nogueira | Front Saúde







Deixe uma resposta