Wagner Santana | Diário do Pará
O ano de 2026 simboliza o encerramento de um capítulo da história brasileira. A partir de janeiro, os orelhões, tradicionais telefones públicos que se tornaram um ícone nacional — começarão a ser retirados definitivamente das ruas em todo o país.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ainda existem cerca de 38 mil aparelhos espalhados pelo território nacional.
Essenciais durante décadas, os orelhões perderam espaço com a expansão dos telefones celulares e hoje são considerados ultrapassados.
A retirada dos equipamentos teve início após o encerramento, no ano passado, das concessões do serviço de telefonia fixa das cinco operadoras responsáveis pela manutenção dos aparelhos.
Com o encerramento dos contratos, Algar, Claro, Oi, Sercomtel e Telefônica deixam de ter a obrigação legal de manter a estrutura de telefones públicos no país.
A desativação dos aparelhos não ocorrerá de forma simultânea em todas as regiões. A partir de janeiro, terá início a retirada em larga escala de carcaças e equipamentos já fora de operação. Os orelhões permanecerão apenas em municípios sem cobertura de telefonia móvel e exclusivamente até 2028.
Durante décadas, os orelhões foram essenciais para a comunicação dos brasileiros, especialmente entre os anos 1970 e o início dos anos 2000, trazendo nostalgia para os nascidos na época.
Eles facilitavam contatos urgentes, ajudavam a construir histórias, serviam como ponto de encontro e, muitas vezes, eram o único meio de falar com alguém fora de casa.
Sem contar com o clássico “chamada a cobrar”, que muitos esperavam ansiosamente até cair a ficha para completar a ligação.
A cabine telefônica voltou a ganhar destaque entre as gerações mais jovens ao estampar o cartaz do filme O Agente Secreto, vencedor do Globo de Ouro e escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2026.
A miss paraense Maria Cecília Nóbrega alcançou o 2° lugar no concurso Miss Brasil Mundo…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que autoriza, com regras restritas,…
A Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, intensificou a vacinação contra a gripe até…
O início da vida escolar representa uma mudança significativa na rotina das crianças e de…
O governo da Índia confirmou cinco casos de infecção pelo vírus Nipah. A doença segue…
Prefeitura de Ananindeua, confirmou 37 casos de Doença de Chagas e três mortes relacionadas à…
This website uses cookies.