Alerta

Governador de São Paulo atualiza o número de casos sobre bebidas batizadas por Metanol

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta terça-feira (30) que são cinco mortes por intoxicação devido ao metanol. Uma delas já foi comprovadamente confirmada pelo consumo de bebida alcoólica adulterada. As outras quatro seguem sob investigação.

O gestor estadual atualizou que hoje (30/9) há 22 casos entre suspeitos e confirmados.

“São quatro pessoas da cidade de São Paulo e uma pessoa que faleceu em São Bernardo do Campo, mas que provavelmente consumiu bebida aqui na cidade de São Paulo”, disse o governador.

Já segundo informações do secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, o estado contabiliza 22 ocorrências relacionadas à substância: 5 confirmadas e 17 ainda em apuração — incluindo os óbitos.

Devido à situação, o governo estadual montou um gabinete de crise e determinou a interdição cautelar de todos os estabelecimentos onde foram identificados casos de consumo de bebidas “batizadas”.

De acordo com Tarcísio, nos últimos dias, as autoridades apreenderam 50 mil garrafas de bebida com suspeita de adulteração e 15 milhões de selos fraudados durante operações.

Durante o pronunciamento, Tarcísio destacou que todos os inquéritos estão sendo centralizados para que haja uma coordenação única na polícia civil.

“Vamos fazer a interdição cautelar de todos os estabelecimentos onde houve o consumo dessas bebidas e a partir dessa interdição cautelar, nós vamos aprofundar as investigações[…]”

Em nota oficial, a Prefeitura de São Bernardo, em São Paulo, município que registrou um dos casos de morte confirmados, informou que todos os outros óbitos notificados estão passando por exames do IML (Instituto Médico Legal) para confirmar ou descartar contaminação por metanol.

Como ocorre o batismo das bebidas por Metanol:

Falsificadores adulteram o conteúdo de garrafas de marcas famosas de bebidas alcoólicas, como gin e vodka, adicionando metanol, e depois comercializam o produto.

O metanol é uma substância altamente inflamável e tóxica. A ingestão, a inalação ou até mesmo o contato prolongado com a substância causa náusea, tontura, convulsões, cegueira e até a morte.

Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas em Belém

Em Belém existe o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), que foi implantado em 1980, pelo Ministério da Saúde, a partir da constatação, entre as prioridades do governo, da necessidade de se criar um sistema abrangente de informação e documentação em toxicologia e farmacologia de alcance nacional, capaz de fornecer informações precisas sobre medicamentos e demais agentes tóxicos existentes.

Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Belém 9Sesma), o Ciatox funciona no Hospital Universitário João de Barros Barreto, integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA) administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. 

Ele atende gratuitamente situações que exigem ação rápida, como ingestão de bebida adulterada, consumo de medicamento em dose errada, picada de animal peçonhento ou contato com produtos químicos perigosos ou radioativos.

A equipe funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e orienta os primeiros socorros, acompanha os casos e encaminha os pacientes à rede de saúde quando necessário. O atendimento é feito diretamente pelo WhatsApp, pelo número (91) 9-8628-4585.

Desde o ano de 2003, o CIT-Belém faz parte da Rede Nacional de Centros de Informações e Assistência Toxicológica – coordenada pela ANVISA-MS.

Fonte: g1 São Paulo/ CIT Belém

Gabrielle Nogueira

Recent Posts

Conmebol define uniformes de Palmeiras e Flamengo para a final da Libertadores

A Conmebol definiu que Palmeiras e Flamengo usarão seus uniformes principais na final da Libertadores,…

9 horas ago

Postos Médicos de Apoio para a COP30 Iniciam Atendimento nesta terça-feira

Os primeiros Postos de Atendimento Médico (PAMs) de apoio à 30ª Conferência das Nações Unidas…

1 dia ago

Outubro Rosa: o que realmente salva vidas?

Outubro é o mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.Segundo…

1 semana ago

Articulação impacta a saúde e longevidade dos brasileiros na terceira idade

A chegada dos 60 anos já não é como antigamente, afazeres como costurar crochê, conversas…

3 semanas ago

Cruz Vermelha orienta sobre primeiros socorros e atendimento à saúde durante o Círio

A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior em termo de participação…

4 semanas ago

O Grupo CN – Carleto e Neurohability, inaugura o Instituto de Reabilitação e Educação Inclusiva (Irei)

O Grupo CN - Carleto e Neurohability, inaugura nesta quinta-feira (9) o Instituto de Reabilitação…

4 semanas ago

This website uses cookies.