Foto: Divulgação
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE), por meio da Superintendência Estadual no Pará e da Coordenação de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), lançou nesta quinta-feira, (13 ) o “Mapa-múndi invertido — Pará no centro do mundo”. O lançamento ocorreu na área externa do Centro de Convenções Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
A iniciativa faz parte das atividades da COP30 e propõe uma nova leitura cartográfica, colocando o Pará no centro do planeta. O mapa simboliza o protagonismo do estado no bioma amazônico e nas discussões globais sobre as mudanças climáticas.
Segundo informações da Agência IBGE, o presidente da instituição, Marcio Pochmann, também destacou que a inversão do mapa-mundi com Belém e Brasil no centro pelo IBGE é um ato propositivo de descolonização cognitiva. Simboliza que o modo como se representa o espaço está profundamente conectado ao protagonismo da COP 30.
Fonte: Agência IBGE
A Clínica Interdisciplinar de Desenvolvimento Infantil Neurohability realizou na última quinta-feira (18), no teatro Estação…
Stalker de Isis Valverde foi preso nesta semana no Rio de Janeiro, Cristiano Kellermann, de…
Na tarde desta quarta-feira (17), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar,…
Foto: Divulgação | MS O Brasil irá receber a certificação da Organização Mundial da Saúde…
A Sociedade Brasileira de Cardiologia diminuiu o índice de controle do colesterol ruim, o LDL,…
O Estado do Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira (17), para torcedores assistirem…
This website uses cookies.