Intolerância à lactose: diagnóstico, sintomas e tratamento

A intolerância à lactose acontece quando o intestino não consegue produzir a enzima chamada de lactase que tem a função digerir o açúcar do leite, a lactose. Uma pessoa intolerante pode apresentar a ausência ou deficiência dessa enzima.

A nutricionista Beatriz Garcia explica os principais sintomas da intolerância à lactose. “O indivíduo acaba por apresentar diversos sintomas: dor, distensão abdominal, gases, prisão de ventre, cólicas abdominais, dor de cabeça, diarreia e/ou prisão de ventre”, destaca.

A especialista revela como é feito o diagnóstico de uma pessoa intolerante. “O diagnóstico é fechado através dos exames laboratoriais e sintomas clínicos. O médico gastroenterologista ou nutricionista irá solicitar o teste de absorção a glicose e avaliar o resultado juntamente com os sintomas descritos pelo paciente para a conclusão do quadro”, pontua.

Jamile Khaled, que também é nutricionista relata que a insistência no leite e seus derivados por causar deficiência nutricional. “Você que já é diagnosticado com intolerância insiste na ideia de continuar consumindo leite e derivados sem tomar a enzima ou sem fazer a troca do tipo de leite, acaba entrando no quadro de deficiência nutricional”.

As pessoas que são intolerantes à lactose não podem consumir alimentos produzidos com leite de origem animal e seus derivados como manteigas, queijo, creme de leite, leite condensado e todos os alimentos produzidos com esses ingredientes.

Beatriz destaca que não existe um tratamento específico que faça nosso corpo produzir lactase. “O tratamento é feito através da dieta individualizada com exclusão de leite e derivados e da substituição por opções sem lactose ou com adição da enzima lactase que ajuda na digestibilidade do leite”.

Por fim, Jamile Khaled ressalta alguns cuidados que devem ser mantidos por pessoas intolerantes. “Evitar consumir fontes de leite todos os dias, como por exemplo, ir à um almoço ou um evento em que você vai sair do seu espaço e consumir algo com leite. O ideal é tomar a enzima para evitar uma reação exacerbada. É começar a repensar esse consumo de lactose e trocar por leite vegetal, por exemplo, e fazer coisas com ele como café com leite, café da manhã, sobremesas”, finaliza.

Milena Alves

Recent Posts

Neurohability realiza em Belém evento natalino 100% planejado e preparado para crianças neuroatípicas

A Clínica Interdisciplinar de Desenvolvimento Infantil Neurohability realizou na última quinta-feira (18), no teatro Estação…

2 semanas ago

Polícia prende no Rio de Janeiro, homem suspeito de perseguir e stalkear Isis Valverde

Stalker de Isis Valverde foi preso nesta semana no Rio de Janeiro, Cristiano Kellermann, de…

2 semanas ago

Decisão nos pênaltis elimina o Flamengo contra o PSG no Mundial

Na tarde desta quarta-feira (17), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar,…

2 semanas ago

Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão vertical do HIV

Foto: Divulgação | MS O Brasil irá receber a certificação da Organização Mundial da Saúde…

2 semanas ago

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA MUDA METAS DE TOLERÂNCIA PARA O LDL

 A Sociedade Brasileira de Cardiologia diminuiu o índice de controle do colesterol ruim, o LDL,…

2 semanas ago

Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira

O Estado do Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira (17), para torcedores assistirem…

2 semanas ago

This website uses cookies.