Mundo

Israel Anuncia Marco na Medicina: transplante inédito de medula espinhal


Israel se prepara para realizar uma execução inédita na medicina: o primeiro transplante de medula espinhal humana utilizando células do próprio paciente. 

A Universidade de Tel Aviv, em Israel, anunciou recentemente que a cirurgia está prevista para os próximos meses, ela representa um avanço significativo na área da medicina regenerativa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 15 milhões de pessoas no mundo vivem com lesões na medula espinhal, a maioria causada por traumas como quedas, acidentes de trânsito e violência. Essas lesões provocam incapacidades graves, muitas vezes paralisando os pacientes.

No Brasil, casos como o da atleta Laís Souza ganharam destaque. Ela ficou tetraplégica após uma lesão medular sofrida em um acidente durante uma sessão de esqui, em 2014, ilustrando a realidade de muitas pessoas que enfrentam desafios semelhantes.

Cuidados e atenção a pacientes portadores de lesão muscular

De acordo com artigo Diretrizes de Atenção à Pessoa com Lesão Medular do Ministério da Saúde, o cuidado ao paciente com Lesão Medular inclui um conjunto de ações que se inicia no primeiro atendimento e continua até a sua reintegração social. Por conta disso, toda a equipe de atendimento deve estar envolvida desde a fase aguda em ações que permitam, no futuro, a inclusão social e econômica do paciente com sequela de lesão raquimedular. Este processo deve ser desenvolvido pelo atendimento simultâneo e integrado de diversos profissionais de saúde.

Conforme o artigo, a lesão da medula espinal é um dos mais graves acometimentos que pode afetar o ser humano e com enorme repercussão física, psíquica e social. O estudo classifica a lesão medular como toda injúria às estruturas contidas no canal medular (medula, cone medular e cauda equina), que pode  levar a alterações motoras, sensitivas, autonômicas e psicoafetivas. 

Estas alterações se manifestam principalmente como paralisia ou paresia dos membros, alteração de tônus muscular, alteração dos reflexos superficiais e profundos, alteração ou perda das diferentes sensibilidades (tátil, dolorosa, de pressão, vibratória e proprioceptiva), perda de controle esfincteriano, disfunção sexual e alterações autonômicas como vasoplegia, alteração de sudorese, controle de temperatura corporal entre outras.

Gabrielle Nogueira

Recent Posts

Neurohability realiza em Belém evento natalino 100% planejado e preparado para crianças neuroatípicas

A Clínica Interdisciplinar de Desenvolvimento Infantil Neurohability realizou na última quinta-feira (18), no teatro Estação…

2 semanas ago

Polícia prende no Rio de Janeiro, homem suspeito de perseguir e stalkear Isis Valverde

Stalker de Isis Valverde foi preso nesta semana no Rio de Janeiro, Cristiano Kellermann, de…

2 semanas ago

Decisão nos pênaltis elimina o Flamengo contra o PSG no Mundial

Na tarde desta quarta-feira (17), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar,…

2 semanas ago

Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão vertical do HIV

Foto: Divulgação | MS O Brasil irá receber a certificação da Organização Mundial da Saúde…

2 semanas ago

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA MUDA METAS DE TOLERÂNCIA PARA O LDL

 A Sociedade Brasileira de Cardiologia diminuiu o índice de controle do colesterol ruim, o LDL,…

2 semanas ago

Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira

O Estado do Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira (17), para torcedores assistirem…

2 semanas ago

This website uses cookies.