Governo

Mais Médicos: crescimento de 105% beneficia milhões no Brasil

Brasil amplia programa e atinge patamar recorde de atendimento em diversas regiões

O Brasil testemunhou um salto significativo no quadro de profissionais envolvidos no programa Mais Médicos em 2023, com um impressionante aumento de 105%. Com a ocupação de 28,2 mil vagas abrangendo 82% do território nacional, o programa alcançou diretamente 86 milhões de cidadãos. Em um ano, o Mais Médicos expandiu seus serviços para 744 novos municípios em todas as cinco regiões do país.

Desempenho Notável em Distritos Indígenas

Os médicos agora atendem integralmente aos 34 distritos sanitários indígenas, marcando um avanço crucial frente à histórica falta de assistência enfrentada por essa população. O território Yanomami, por exemplo, viu um aumento significativo de profissionais, passando de 9 para 28 em um curto período. O impacto se estende para além da saúde indígena, alcançando o Consultório na Rua e a saúde prisional, totalizando 977 novos profissionais nestas áreas.

Compromisso Renovado com a Saúde Pública

“Aumentamos mais que o dobro do efetivo de médicos em relação a 2022. O crescimento do Mais Médicos reflete a importância crucial do programa para garantir o acesso à saúde, especialmente em regiões vulneráveis. Já são mais de 4 mil municípios atendidos, priorizando as periferias e o interior do país”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Transformação na Formação de Especialistas

Um levantamento do Ministério da Saúde revela que 41% dos participantes desistiram em edições anteriores do programa, principalmente devido à falta de perspectivas profissionais. A partir da retomada em 2023, o Mais Médicos ofereceu oportunidades de qualificação, aperfeiçoamento, incentivos e benefícios aos profissionais. Durante o curso, os médicos têm a chance de se aprofundar em temas cruciais para a prática clínica, elevando a resolutividade na atenção primária, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Perspectivas Futuras e Especialização

“O Mais Médicos é uma estratégia nacional para formação de especialistas. A expectativa é que cada equipe de saúde da família conte com um médico especialista nos próximos anos, o que significará uma melhoria considerável no atendimento às comunidades”, destaca o diretor de programas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço. Atualmente, o Brasil conta com mais de 50 mil equipes de saúde da família e mais de 10 mil médicos de família e comunidade.

Fonte: Ministério da Saúde

Romeu Lima

Recent Posts

Vias públicas são interditadas em Belém durante a Cúpula do Clima e COP30

Durante a Cúpula do Clima e na 30° Conferência das Nações Unidas, Belém terá uma…

1 hora ago

Espaço para debates sobre a COP30 é aberto em Belém

A capital paraense ganhou, nesta quarta-feira (05), mais um espaço voltado aos diálogos sobre a…

5 horas ago

Taís Araújo denúncia Manuela Dias ao Compliance da Globo

A atriz Taís Araújo, após ficar Insatisfeita com os rumos da sua personagem, Raquel Acioly,…

1 dia ago

Lula recebe líderes de oito países para reuniões bilaterais no Museu Emílio Goeld

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) por…

1 dia ago

Cresce número de inscritos com 60 anos ou mais no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano trazem um recorde para às inscrições…

1 dia ago

Conmebol define uniformes de Palmeiras e Flamengo para a final da Libertadores

A Conmebol definiu que Palmeiras e Flamengo usarão seus uniformes principais na final da Libertadores,…

2 dias ago

This website uses cookies.