Método de acupuntura traz equilíbrio mental e alívio de dores

A medicina alternativa da acupuntura é uma técnica que utiliza aplicação de agulhas em pontos do corpo para tratar doenças físicas, emocionais e até dores. O método é indicado como uma alternativa para reforçar o sistemas imunológico e tratamentos como ansiedade e depressão.

Especialistas afirmam qualquer pessoa pode fazer acupuntura, podendo inclusive ser feita em crianças. No Brasil, a acupuntura é reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e faz parte da lista de Práticas Integrativas Complementares (PICS), do Ministério da Saúde.

Em Belém, a técnica é utilizada pelo acupunturista Lívio Falcão, que explica que a acupuntura é capaz de manter o organismo em equilíbrio. “Trabalhando nossa respiração, movimentando o corpo, ter pensamentos claros, cuidar da alimentação e dormir bem. Então a acupuntura e a medicina chinesa servem para reequilibrar o que foi danificado por nossos hábitos”, afirmou.

Acupunturista Lívio Falcão. Foto: Arquivo pessoal.

As sessões podem ser feitas após avaliação e anamnese, exame físico e exames complementares. “Como cada paciente demanda determinado tratamento, não há um número certo de sessões. Tudo depende das dores, lesões e/ou queixas e da reação fisiológica de cada pessoa após cada sessão. Em seguida da avaliação, podem ser realizadas diversas técnicas da medicina tradicional chinesa (MTC) como; acupuntura com agulhas, ventosas, auriculoterapia, crâniopuntura, eletroacupuntura, cromopuntura, moxabustão, além de exercícios e alongamentos. Cada sessão de acupuntura pode durar de 30 minutos a um hora. Durante a sessão podem ser utilizados diferentes combinações de técnicas da MTC”, explicou Lívio.

Os resultados da acupuntura são rápidos, podendo ser percebido logo na primeira sessão. “Normalmente os resultados são rápidos, por isso a procura é bem grande. Podemos com uma única sessão, melhorar a dor ou a função de determinado músculo ou articulação, além de melhorar outras questões mentais e emocionais”, revelou.

Alessandra Fonseca

Recent Posts

Veja o que funciona no Pará durante o Carnaval e Quarta-feira de Cinzas

O funcionamento de serviços em Belém deve passar por mudanças devido ao ponto facultativo de…

2 dias ago

CARNABELÉM 2026, PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO QUE PROMETE AGITAR A CIDADE

A Prefeitura de Belém lançou o Carnabelém 2026, apontado como o maior carnaval já realizado…

5 dias ago

Concurso do Hospital Gaspar Vianna: comissão formada e edital previsto para 2026

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)confirmou a contratação da banca Consuplan, que assunirá…

6 dias ago

Paraense conquista 2° lugar no Miss Brasil Mundo 2026

A miss paraense Maria Cecília Nóbrega alcançou o 2° lugar no concurso Miss Brasil Mundo…

2 semanas ago

Anvisa define regras para cultivo de cannabis medicinal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que autoriza, com regras restritas,…

2 semanas ago

Belém amplia vacinação contra a gripe em shoppings da capital

A Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, intensificou a vacinação contra a gripe até…

2 semanas ago

This website uses cookies.