O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), abriu oficialmente nesta terça-feira (11) o Museu do Artesanato Paraense (MAP). Instalado no Espaço São José Liberto, no bairro do Jurunas, em Belém, o MAP vai funcionar durante todo o período da COP30, conferência mundial sobre mudanças climáticas.
O espaço tem como objetivo apresentar ao mundo a diversidade cultural da Amazônia, em peças individuais e sustentáveis. O projeto visa trazer o fortalecimento da economia criativa e o incentivo ao turismo cultural.
Coordenadas pela Seaster e pela Sedeme, as vivências no MAP ganham destaque na programação. Os encontros, realizados na Capela São José, reúnem mestres artesãos em diversas rodas de conversa, conduzidas por especialistas das Secretarias e da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
Durante os dias de programação, o público deve conferir apresentações de artistas locais e regionais, como o Grupo Paranativo, Mariza Black, Beatles Forever, Nilson Chaves, Banda Sayonara, Fruto Sensual e Markinho Duran, eles se apresentarão com ritmos que englobam o carimbó, samba, brega, pop rock e MPB.
Haverá também projetos culturais, entre eles estão: o Saia de Flores, Sons Atípicos e o Madrigal da Uepa. O encerramento do projeto vai ocorrer no dia 21 de novembro, com o carimbó do Grupo Sancari e a apresentação do artista paraense Markinho Duran.
Fonte: Agência Pará







Deixe uma resposta