Saúde do Homem

Novembro Azul reforça importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) foram estimados um total de 71,7 mil casos de câncer de próstata para 2025, a doença é a mais frequente entre homens, à frente de pulmão e intestino, e atrás apenas do câncer de pele — o primeiro entre homens e mulheres.
No estado do Pará, somente em 2025, até agosto, 232 novos casos foram diagnosticados nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará. Em 2024, foram registrados 585 casos, segundo o Painel de Oncologia do DataSUS.

No mês da campanha Novembro Azul, dedicada à conscientização sobre a saúde masculina, o urologista Dr. João Frederico Andrade, ressalta sobre a importância dos homens cuidarem da saúde da próstata e manterem o acompanhamento médico regular.

Foto: Dr. João Frederico Andrade

“Quanto mais precoce a gente faz o diagnóstico, maior é a possibilidade de cura. E mais fácil é o tratamento, com menos sequela, e mais rápida recuperação. Então, por isso que é importante o rastreio e os exames rotineiros para que a gente possa fazer o diagnóstico precocemente, com melhores resultados oncológicos, melhores resultados funcionais para assim haver a recuperação desse paciente o mais rápido possível, e assim ele voltar para as suas atividades cotidianas.”

O médico explica também que o câncer não tem sinais iniciais, e por isso os homens devem fazer frequentemente exames de rotina. “Porque não tem sinal precoce. O câncer de próstata é silencioso, quando ele se manifesta, já se manifesta através de doença metastática, com metástase óssea, dores ósseas, ou fraturas patológicas, então a gente não pode se basear no diagnóstico do câncer de próstata por sinal clínico.”

“O ideal mesmo, é rastreio e diagnóstico precoce quando o paciente está assintomático.”

Homens entre 60 e 70 anos devem ter atenção especial. A faixa etária mais comum no diagnóstico do câncer de próstata é para pacientes que têm entre 60 e 70 anos, diz o urologista. “Então, esse paciente merece ter um cuidado um pouco maior. E quem tem história familiar também aumenta a chance de vir a ter o câncer de próstata. “

A causa do câncer de próstata é desconhecida, mas não tem nenhum fator direto que leva ao câncer de próstata. “Sabemos que alguns fatores indiretos aumentam a possibilidade de câncer de próstata, que é o fumo e a obesidade, que pode piorar mais o tratamento por causa, justamente da dificuldade de acesso ao tratamento sobre a próstata.”

O exame de sangue para detectar a parte da próstata, que é o PSA, traz muitas informações para diagnóstico de rastreio. “É importante começar a fazer os exames precocemente para a gente ter uma linha de base desse PSA do paciente e ao longo do tempo a gente vai fazendo a curva de PSA. Ela pode progredir dentro da faixa normal, mas a partir de uma variação maior a gente tem que ficar mais atento. “

O exame digital da próstata também é utilizado no diagnóstico, além disso ultrassom e ressonância também são recomendados. O tratamento do câncer de próstata nas fases iniciais, é a cirurgia , que é retirada próstata associada ou não a radioterapia. A radioterapia também pode ser utilizada no tratamento do câncer de próstata em fases iniciais e também com bons resultados.

A chance de cura no diagnóstico inicial é superior a 90% dos pacientes com prognóstico e estímulos de baixo risco.

” Então o que fica de mensagem mais importante é realmente fazer exames rotineiros mesmo em pacientes assintomáticos a partir de 45 anos aqueles homens que têm um histórico familiar de câncer de próstata, e a partir de 50 anos aqueles que não têm história de câncer de próstata na família.”

Gabrielle Nogueira | Front Comunicação

Gabrielle Nogueira

Recent Posts

Neurohability realiza em Belém evento natalino 100% planejado e preparado para crianças neuroatípicas

A Clínica Interdisciplinar de Desenvolvimento Infantil Neurohability realizou na última quinta-feira (18), no teatro Estação…

2 semanas ago

Polícia prende no Rio de Janeiro, homem suspeito de perseguir e stalkear Isis Valverde

Stalker de Isis Valverde foi preso nesta semana no Rio de Janeiro, Cristiano Kellermann, de…

2 semanas ago

Decisão nos pênaltis elimina o Flamengo contra o PSG no Mundial

Na tarde desta quarta-feira (17), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar,…

2 semanas ago

Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão vertical do HIV

Foto: Divulgação | MS O Brasil irá receber a certificação da Organização Mundial da Saúde…

2 semanas ago

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA MUDA METAS DE TOLERÂNCIA PARA O LDL

 A Sociedade Brasileira de Cardiologia diminuiu o índice de controle do colesterol ruim, o LDL,…

2 semanas ago

Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira

O Estado do Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira (17), para torcedores assistirem…

2 semanas ago

This website uses cookies.