Foto de Kiana Hayeri para OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o lançamento da CoViNet, uma nova rede destinada a facilitar e coordenar esforços globais no combate ao coronavírus. Esta iniciativa visa aprimorar a detecção precoce, monitoramento e avaliação do SARS-CoV-2, MERS-CoV e outros coronavírus de importância para a saúde pública.
A CoViNet surge como uma expansão da rede de laboratórios de referência da OMS para a COVID-19, estabelecida durante os estágios iniciais da pandemia. Inicialmente focada no SARS-CoV-2, causador da COVID-19, a rede agora abordará uma gama mais ampla de coronavírus, incluindo o MERS-CoV e possíveis novas variantes. O Fiocruz é um dos 36 laboratórios em 21 países, distribuídos por todas as 6 regiões da OMS, que composta a CoViNet, que reúne especialistas com experiência em vigilância de coronavírus humano, animal e ambiental.
Lista dos 36 laboratórios dos 21 países AQUI!
Durante uma reunião realizada em Genebra nos dias 26 e 27 de março, representantes dos laboratórios finalizaram um plano de ação para os próximos anos. Este plano visa equipar os Estados-Membros da OMS com melhores capacidades de detecção precoce, avaliação de riscos e resposta aos desafios de saúde relacionados com o coronavírus.
A reunião da CoViNet destaca a importância da abordagem One Health, reunindo especialistas em saúde humana, animal e ambiental. Essa colaboração reforça a necessidade de uma vigilância aprimorada, capacidades laboratoriais robustas, sequenciamento genético e integração de dados para embasar as políticas da OMS e orientar a tomada de decisões.
Dra. Maria Van Kerkhove, Diretora Interina do Departamento de Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da OMS, expressou gratidão aos parceiros globais pelo esforço conjunto na compreensão dos coronavírus de alta ameaça. Ela enfatizou que a CoViNet garantirá a detecção, monitoramento e avaliação oportunos dos coronavírus de importância para a saúde pública.
Os dados gerados pela CoViNet serão fundamentais para orientar o trabalho dos Grupos Técnicos Consultivos sobre Evolução Viral (TAG-VE) e Composição de Vacinas (TAG-CO-VAC) da OMS, assegurando que as políticas e ferramentas de saúde global sejam baseadas nas informações científicas mais recentes.
A iniciativa da CoViNet representa um passo significativo na cooperação global contra os coronavírus, unindo esforços para enfrentar os desafios emergentes e fortalecer a preparação e resposta a futuras ameaças à saúde pública.
Fonte: OMS
A Conmebol definiu que Palmeiras e Flamengo usarão seus uniformes principais na final da Libertadores,…
Os primeiros Postos de Atendimento Médico (PAMs) de apoio à 30ª Conferência das Nações Unidas…
Outubro é o mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.Segundo…
A chegada dos 60 anos já não é como antigamente, afazeres como costurar crochê, conversas…
A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior em termo de participação…
O Grupo CN - Carleto e Neurohability, inaugura nesta quinta-feira (9) o Instituto de Reabilitação…
This website uses cookies.