A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha o consumo de 400 gramas de frutas, legumes e verduras por dia, o equivalente a cinco porções, ou uma fruta médica de 80g, 1 xícara de verduras em folhas ou ¾ de xícara de legumes cozidos ou picados.
As fibras, compostos e nutrientes provenientes desses alimentos ajudam a manter a saúde intestinal e a imunidade, e consequentemente são fundamentais na prevenção de doenças e envelhecimento precoce.
De acordo com dados de pesquisas, no Brasil esse consumo sequer chega a 160g por dia. Nosso povo tende a consumir frutas, legumes e verduras em ocasiões especiais ou por razões específicas, preferencialmente em forma de suco. O ideal é que esse grupo de alimentos seja de maior quantidade no prato e pelo menos, de 3 cores diferentes. Uma dica valiosa é adicionar temperos e ervas naturais para dar mais sabor, e ainda, potencializar a ação antioxidante e anti-inflamatória.
Variar as receitas é muito importante mudando a forma de consumir. Diferentes formas de cozimento (assar, cozer, refogar), como recheios, como purês, omeletes, tortas, etc. Importante deixar tudo já higienizado para facilitar o uso imediato.
Vamos a algumas dicas:
Café da manhã: vitaminas de frutas, salada de frutas, suco verde
Lanche: Frutas frescas
Almoço e jantar: salada verde e/ou de legumes
Ceia: Frutas secas
A Conmebol definiu que Palmeiras e Flamengo usarão seus uniformes principais na final da Libertadores,…
Os primeiros Postos de Atendimento Médico (PAMs) de apoio à 30ª Conferência das Nações Unidas…
Outubro é o mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.Segundo…
A chegada dos 60 anos já não é como antigamente, afazeres como costurar crochê, conversas…
A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior em termo de participação…
O Grupo CN - Carleto e Neurohability, inaugura nesta quinta-feira (9) o Instituto de Reabilitação…
This website uses cookies.