Coronavírus

Pandemia terá memorial sobre lembranças e aprendizados

Uma portaria do Ministério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União no início do mês, marcando um importante passo na preservação da memória da pandemia de Covid-19 no Brasil. Conforme a portaria, o Ministério da Saúde está instituindo o “Memorial da Pandemia de Covid-19” no Centro Cultural do Ministério da Saúde, localizado no Rio de Janeiro.

A iniciativa visa criar um espaço de reflexão e memória sobre as causas, consequências, enfrentamento e superação da pandemia, para estabelecer novos parâmetros e protocolos científicos de atuação do Estado brasileiro em situações de risco sanitário semelhantes. O memorial terá um caráter educativo, proporcionando a transmissão de conhecimento no campo da saúde, com enfoque em diversas perspectivas e olhares.

A portaria define que o Memorial da Pandemia de Covid-19 será um local interdisciplinar que envolverá diferentes órgãos governamentais e instituições, promovendo uma abordagem abrangente do tema. A iniciativa tem como propósito garantir que as lições aprendidas com a pandemia sejam preservadas e compartilhadas para melhor preparar o país para futuras emergências de saúde pública.

Para a concretização deste projeto, o Ministério da Saúde criará uma comissão especial que terá várias responsabilidades importantes. A comissão será encarregada de propor o projeto do memorial, conceber uma política nacional de preservação da memória da pandemia de Covid-19, acompanhar a instalação do memorial e elaborar o planejamento de atividades a serem desenvolvidas no local, identificando potenciais parceiros.

Além disso, a comissão terá a tarefa de definir a forma de trabalho, com a prerrogativa de convidar colaboradores de diferentes áreas do Ministério da Saúde e de outros órgãos e entidades. Essa abordagem colaborativa visa garantir que o Memorial da Pandemia de Covid-19 seja uma iniciativa aberta à participação de especialistas de diversas áreas e que contribuirá para a compreensão e prevenção de futuras crises de saúde pública.

A criação deste memorial é um passo significativo na construção de um legado da pandemia que ajudará a sociedade a lembrar e aprender com os desafios enfrentados, bem como a se preparar para um futuro mais resiliente diante de ameaças à saúde pública. O projeto é uma demonstração do compromisso do Ministério da Saúde em promover a educação, a pesquisa e a memória em um esforço conjunto para construir um futuro mais seguro e saudável para todos os brasileiros.

Fonte: Agência Brasil

Romeu Lima

Recent Posts

Veja o que funciona no Pará durante o Carnaval e Quarta-feira de Cinzas

O funcionamento de serviços em Belém deve passar por mudanças devido ao ponto facultativo de…

2 dias ago

CARNABELÉM 2026, PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO QUE PROMETE AGITAR A CIDADE

A Prefeitura de Belém lançou o Carnabelém 2026, apontado como o maior carnaval já realizado…

5 dias ago

Concurso do Hospital Gaspar Vianna: comissão formada e edital previsto para 2026

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)confirmou a contratação da banca Consuplan, que assunirá…

6 dias ago

Paraense conquista 2° lugar no Miss Brasil Mundo 2026

A miss paraense Maria Cecília Nóbrega alcançou o 2° lugar no concurso Miss Brasil Mundo…

2 semanas ago

Anvisa define regras para cultivo de cannabis medicinal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que autoriza, com regras restritas,…

2 semanas ago

Belém amplia vacinação contra a gripe em shoppings da capital

A Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, intensificou a vacinação contra a gripe até…

2 semanas ago

This website uses cookies.