Doenças

Paralisia facial: especialista esclarece dúvidas sobre doença

A closeup shot of happy and sad face masks isolated on white background

Já pensou em acordar e perceber que perdeu os movimentos de uma parte do rosto? Sabia que isso pode ser mais comum do que se imagina?

Isso porque a paralisia facial é uma condição frequente e pode ser causada pelo vírus do herpes ou até o vírus da gripe, além de ser causada por doenças como o AVC, um tumor ou meningite, trauma ou acontecer como sequela de uma cirurgia.

PARALISIA DE BELL: A MAIS COMUM

Segundo a fisioterapeuta Neurofuncional, Erika Grunvald, a Paralisia de Bell é a mais comum, e é causada pelo vírus do herpes e algumas situações que o despertam, como trocas bruscas de temperatura e estresse.

“O nervo inflama e para de mandar estímulo aos músculos, por isso, a paralisação dos movimentos. Dependendo do grau de inflamação e das estruturas que estão intimamente ligadas ao nervo facial, outros sintomas, como dor atrás da orelha, zumbido, alteração no paladar e dormência, podem estar presentes”, afirma a especialista.

CASOS NO PARÁ

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Pará, entre 2022 e 2023, aproximadamente 1.200 casos de paralisia facial foram registrados no estado. Isso sugere uma média de cerca de 600 casos por ano no Pará.

IMPORTÂNCIA DA REABILITAÇÃO RÁPIDA

“O mais importante na reabilitação é a rapidez com que o paciente procura atendimento. O ideal é que em até 7 dias, a partir dos primeiros sintomas, a pessoa inicie o tratamento”, complementa Erika.

PARALISIA PERIFÉRICA X AVC

A Paralisia de Bell é causada por uma inflamação no nervo facial e não tem relação com problemas no cérebro, diferente da paralisia facial decorrente do AVC, que ocorre quando a lesão no cérebro atinge áreas cerebrais que comandam os nervos da face.

DIFERENÇAS CLÍNICAS

A apresentação clínica da paralisia dos dois também é bem diferente. “No caso do AVC, a paralisia atinge os músculos inferiores da face, o indivíduo consegue abrir e fechar os olhos, por exemplo.

No caso da paralisia periférica, um lado da face é atingido: os músculos frontais são atingidos, o olho não fecha, a boca desvia e o músculo do pescoço também é comprometido”, finaliza a fisioterapeuta.

Romeu Lima

Recent Posts

Neurohability realiza em Belém evento natalino 100% planejado e preparado para crianças neuroatípicas

A Clínica Interdisciplinar de Desenvolvimento Infantil Neurohability realizou na última quinta-feira (18), no teatro Estação…

2 semanas ago

Polícia prende no Rio de Janeiro, homem suspeito de perseguir e stalkear Isis Valverde

Stalker de Isis Valverde foi preso nesta semana no Rio de Janeiro, Cristiano Kellermann, de…

2 semanas ago

Decisão nos pênaltis elimina o Flamengo contra o PSG no Mundial

Na tarde desta quarta-feira (17), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar,…

2 semanas ago

Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão vertical do HIV

Foto: Divulgação | MS O Brasil irá receber a certificação da Organização Mundial da Saúde…

2 semanas ago

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA MUDA METAS DE TOLERÂNCIA PARA O LDL

 A Sociedade Brasileira de Cardiologia diminuiu o índice de controle do colesterol ruim, o LDL,…

2 semanas ago

Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira

O Estado do Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira (17), para torcedores assistirem…

2 semanas ago

This website uses cookies.