Resoluções de fim de ano: confira como ter metas pode ajudar você a manter o foco

Novos objetivos, almejar projetos e realizar sonhos. Essas são algumas das principais metas que estão presentes nas resoluções de fim de ano de muitas pessoas. O tradicional ritual de passagem pode ser um bom passo o desenvolvimento pessoal no novo ano que está por vir. Segundo especialistas, o momento pode ser um importante passo para entender os próprios processos de evolução.

A psicóloga Ana Cláudia Machado garante que traçar metas para o próximo ano pode ser um ato saudável. “Fazer um ‘balanço’ com as dificuldades emocionais e comportamentais vivenciadas no ano anterior pode ser importante para o indivíduo entender seus próprios processos de evolução e em quais ele ainda pretende melhorar. Porém, é importante reiterar que mudanças não são uma simples “virada de chave”, elas envolvem disciplina, rotina e resiliência”, afirmou.

Preferir metas mais acessíveis, como ler mais livros ou praticar um exercício, pode ser a melhor forma de começar a construir essa lista de objetivos, como explica a psicóloga. “Metas que envolvam processos específicos e acessíveis são melhores para que a pessoa não se frustre no início do processo e perca o fio da meada. Muitas pessoas procuram pela motivação para tomar uma atitude, e se a motivação não chega, a mudança também não. Isso é um problema. Muitas vezes, precisamos fazer o caminho inverso e iniciar o processo de mudança, e depois gozar da motivação de estar vivenciando isso”, relatou.

Esse processo não é saudável a partir do momento em que a pessoa para de respeitar o próprio tempo e engessa a autocobrança, segundo Ana Cláudia. “A pessoa chega a ponto de querer mudar a qualquer preço. Sabemos que em termos de saúde mental, endurecimento e não- flexibilidade pode acarretar em problemas emocionais” alertou.

A dica é fazer metas que sejam realistas e que conversem bem com suas necessidades e com a sua rotina. “Metas com tempos curtos e específicos, para você avançar gradualmente em direção ao seu objetivo. Se você quer ler cinco livros por mês, mas não tem o hábito de ler nenhum, comece entendendo que você pode comemorar o fato de ler um livro por mês. Quando isso se torna fácil, você pode ir aumentando gradativamente até chegar ao objetivo”, concluiu.

Alessandra Fonseca

Recent Posts

Neurohability realiza em Belém evento natalino 100% planejado e preparado para crianças neuroatípicas

A Clínica Interdisciplinar de Desenvolvimento Infantil Neurohability realizou na última quinta-feira (18), no teatro Estação…

2 semanas ago

Polícia prende no Rio de Janeiro, homem suspeito de perseguir e stalkear Isis Valverde

Stalker de Isis Valverde foi preso nesta semana no Rio de Janeiro, Cristiano Kellermann, de…

2 semanas ago

Decisão nos pênaltis elimina o Flamengo contra o PSG no Mundial

Na tarde desta quarta-feira (17), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar,…

2 semanas ago

Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão vertical do HIV

Foto: Divulgação | MS O Brasil irá receber a certificação da Organização Mundial da Saúde…

2 semanas ago

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA MUDA METAS DE TOLERÂNCIA PARA O LDL

 A Sociedade Brasileira de Cardiologia diminuiu o índice de controle do colesterol ruim, o LDL,…

2 semanas ago

Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira

O Estado do Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira (17), para torcedores assistirem…

2 semanas ago

This website uses cookies.