Saiba como a alimentação saudável pode ser um aliado no combate à depressão

A depressão é um distúrbio que entre os sintomas mais frequentes estão a tristeza, pessimismos e baixa autoestima. As causas mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores, de acordo com o Ministério da Saúde. Especialistas apontam que é possível utilizar a alimentação como uma forma de auxiliar na manutenção da saúde mental.

A relação entre a alimentação e o bom humor é uma constatação científica. Um dos estudos realizados na Grã-Bretanha, analisou hábitos  de voluntários e mostrou que 88% dos casos, atividades como mudanças na dieta e atividade física conseguiram amenizar os sintomas de transtornos mentais, como a depressão.

A nutricionista Ninivi Oliveira afirma que alguns alimentos são conhecidos como “agente do bom humor”. “Alguns alimentos são ricos em nutrientes que podem ajudar a produção de serotonina, encontradas nas frutas como: banana e abacate são ricos em triptofano que ajudam o corpo a produzir serotonina;

Peixes, ovos, leite, chocolate (acima de 70% cacau) também são boas fontes de triptofano”, revelou.

A nutrição contribui para a saúde mental com a manutenção da estrutura e função dos neurônios, segundo a nutricionista.  “A castanha-do-pará e nozes, ricas em selênio, é um forte agente antioxidante que coopera para a melhoria dos sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. Para a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar, há necessidade de cofatores fundamentais para sua síntese, como o triptofano, magnésio, cálcio, vitamina B6 e ácido fólico”, elencou.

O segredo é ter uma boa alimentação para combater e controlar da depressão, afirma Ninivi. “A mesma ajuda a produzir mais serotonina, que da ao cérebro sensação de bem-estar, aumentando o bom humor e sensação de saciedade. As evidências científicas mostram que uma alimentação equilibrada, rica em compostos funcionais, pode auxiliar no combate e tratamento da depressão, reduzindo a presença de sintomas e características negativas da doença, além de servir de suporte para uma melhor ação farmacológica, otimizando o tratamento e prognóstico de pessoas com depressão”, concluiu.

Alessandra Fonseca

Recent Posts

Lula recebe líderes de oito países para reuniões bilaterais no Museu Emílio Goeld

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) por…

58 minutos ago

Cresce número de inscritos com 60 anos ou mais no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano trazem um recorde para às inscrições…

4 horas ago

Conmebol define uniformes de Palmeiras e Flamengo para a final da Libertadores

A Conmebol definiu que Palmeiras e Flamengo usarão seus uniformes principais na final da Libertadores,…

1 dia ago

Postos Médicos de Apoio para a COP30 Iniciam Atendimento nesta terça-feira

Os primeiros Postos de Atendimento Médico (PAMs) de apoio à 30ª Conferência das Nações Unidas…

2 dias ago

Outubro Rosa: o que realmente salva vidas?

Outubro é o mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.Segundo…

1 semana ago

Articulação impacta a saúde e longevidade dos brasileiros na terceira idade

A chegada dos 60 anos já não é como antigamente, afazeres como costurar crochê, conversas…

3 semanas ago

This website uses cookies.