Com a chegada do verão, é importante que os tutores estejam atentos aos cuidados com os pets, pois nesse período, a atenção deve ser redobrada, ainda mais se os animais de estimação forem levados para passeios em praias ou piscinas.
A médica veterinária Andressa Leitão explica que o aumento das temperaturas pode afetar a saúde dos bichinhos, por isso, é importante garantir os cuidados nesse período. “Durante os períodos de altas temperaturas, os cuidados devem ser redobrados com os animais para evitar insolação e hipertermia. Os cães e os gatos não transpiram como os humanos, pois possuem um número reduzido de glândulas sudoríparas e o aumento da temperatura corporal é regulado através da respiração, o que não é tão eficiente, podendo levar à morte do animal rapidamente”, ressalta.
De acordo com a especialista, é muito comum que haja queimadura das patas devido ao solo quente, tanto em areia da praia quanto do asfalto. Ela alerta ainda para o risco de câncer de pele, principalmente pela exposição ao sol de animais sensíveis, em especial, os de pelagem clara.
Outro ponto importante é a desidratação dos pets. Se o animal ficar desidratado, ele pode apresentar alguns sintomas, segundo Andressa. “Sinais clínicos evidentes em um animal desidratado são: fraqueza, respiração ofegante, frequência cardíaca aumentada e perda da elasticidade da pele”, pontua.
Dicas para o pet
A veterinária destaca os principais cuidados considerados fundamentais para manter a saúde do pet no verão:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) por…
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano trazem um recorde para às inscrições…
A Conmebol definiu que Palmeiras e Flamengo usarão seus uniformes principais na final da Libertadores,…
Os primeiros Postos de Atendimento Médico (PAMs) de apoio à 30ª Conferência das Nações Unidas…
Outubro é o mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.Segundo…
A chegada dos 60 anos já não é como antigamente, afazeres como costurar crochê, conversas…
This website uses cookies.