Imagem: Freepik
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) atualizou a definição de febre para 37,5° C na axila. Antes da mudança, a temperatura atual era considerada como febril, e só acima de 37,8° C era considerada febre.
A medida axilar com termômetro digital é recomendada para uso doméstico, enquanto a medição retal continua sendo o padrão de referência em ambiente hospitalar para aferir a temperatura central com maior precisão, conforme orientações da SBP .
A associação atualizou a diretriz com base em estudos mais recentes, que mostram que crianças podem ter sinais de infecção ou doença mesmo com temperaturas entre 37,5°C e 37,8°C. Assim, esse novo limite ajuda a identificar casos mais precocemente.
Pontos para se observar
Como ocorre o quadro clínico de febre?
A febre não é uma doença, mas um sintoma — é uma resposta do organismo a infecções como vírus e bactérias, inflamações ou outras condições.
De modo geral, o Ministério da Saúde define febre como um aumento da temperatura corporal acima dos valores considerados normais, geralmente acima de 37,5°C ou 37,8°C, dependendo da fonte e do método de medição.
O funcionamento de serviços em Belém deve passar por mudanças devido ao ponto facultativo de…
A Prefeitura de Belém lançou o Carnabelém 2026, apontado como o maior carnaval já realizado…
A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)confirmou a contratação da banca Consuplan, que assunirá…
A miss paraense Maria Cecília Nóbrega alcançou o 2° lugar no concurso Miss Brasil Mundo…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que autoriza, com regras restritas,…
A Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, intensificou a vacinação contra a gripe até…
This website uses cookies.