A vacina contra o vírus HPV, no Rio de Janeiro, encontra-se disponível para adolescentes entre 15 e 19 anos a partir desta segunda-feira (4). A meta é vacinar, até dezembro deste ano, 90% dessa faixa etária, que ainda não foram imunizados.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Claúdia Mello, a ampliação de 15 para 19 anos é necessária para vacinar 520 mil jovens que ainda não receberam a imunização.“Busquem a vacina! Ela é gratuita no SUS, segura e salva vidas”, reforça a secretária.
Além dos jovens dessa faixa etária, a vacina também é aplicada para o público de 9 a 14 anos e está disponível no calendário nacional de vacinação.
As vacinações devem ser realizadas em unidades de saúde, e, quando possível, em escolas de ensino médio, fundamental, instituições de ensino superior, shoppings e em locais de grande circulação, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Papilomavírus Humano
O HPV, Papilomavírus Humano, é um vírus comum, transmitido principalmente por contato sexual, que pode causar verrugas genitais e está relacionado a diversos tipos de câncer, como o de colo de útero. A vacinação é uma das principais formas de prevenção contra a doença. Para receber o imunizante, basta apresentar um documento oficial com foto e a carteira de vacinação em uma Unidade Básica de Saúde.
O que o vírus do HPV pode causar nos homens?
Embora os homens frequentemente não apresentem sintomas visíveis da infecção, eles podem transmitir o vírus para suas parceiras sexuais. O HPV em homens pode causar verrugas genitais e, em alguns casos, aumentar o risco de câncer de pênis, ânus e orofaringe.
E nas mulheres?
O HPV em mulheres pode causar verrugas genitais e aumentar o risco de câncer do colo do útero, vagina e vulva.
A vacinação contra o HPV é recomendada para meninas e mulheres, e o exame preventivo (Papanicolau) é importante para detectar lesões precoces causadas pelo vírus.
Prevenção é a chave
A prevenção do HPV em mulheres inclui o uso de preservativos durante as relações sexuais, a vacinação e a realização regular do exame preventivo.
Fonte: radioagência e Agência Brasil







Deixe uma resposta