Colunistas

Você acha que o seu bebê chora muito sem motivo aparente?

Desde muito cedo os bebês se comportam de maneiras diferentes e únicas. Assim como um filho não é igual ao outro, um bebê também não é igual a outro. Existem bebês que dormem a noite inteira, outros que acordam 4 a 5x por noite; bebês que brincam no berço ou no chão enquanto outros só querem colo; bebês que mamam a cada 3 horas, outros que precisam mamar de hora em hora; bebês que choram muito e outros que você nem escuta chorar.

Esses bebês, que aparentemente nunca estão satisfeitos, são chamados BEBÊS HIGH NEED. De fato, nós pediatras, vemos todos os dias esse tipo de bebês.

O mais interessante é notar que, para todo bebê high need, existem pais high need! Esse termo não se refere a uma doença, mas a um comportamento afetivo de uma família. Bebês que não dormem direito ou choram muito deixam os pais ansiosos. Esses acabam tornando os bebês inquietos e agitados – pais mais inseguros. Bebê continua irritado e pais apreensivos. E o ciclo não termina nunca!

Crianças podem ser sadias e inquietas, mas para os pais, isso sempre reflete algum suposto problema. Acontece que essa avaliação é muito subjetiva, e depende muito da tolerância dos pais.

Se seu filho chora muito, não dorme, está sempre irritado, a primeira coisa a fazer é uma avaliação com pediatra de sua confiança. Algumas doenças (infecções, alergias alimentares, doença do refluxo ou transtornos do neurodesenvolvimento) podem se manifestar antes de 1 ano de idade apenas com sintomas assim. Caso seu pediatra descarte essas possibilidades, que tal repensar sua rotina e comportamento em relação ao seu filho?

Pensar desde tão cedo que seu filho é hiperativo (tem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH) só vai gerar mais ansiedade e preocupação no casal. Ao mesmo tempo, agora que sabe da existência dos bebês High Need, não deixe de fazer avaliação pediátrica em bebês irritados. Irritabilidade excessiva SEMPRE precisa de avaliação!

Cristiana Trindade

Graduada em Medicina pela UFPA, Residência médica em pediatria e neonatologia pela FSCMPA. Já atuou na UTI Pediátrica da Santa Casa como intensivista e preceptora da residência médica de pediatria, atuou na UTI Neonatal da Maternidade Saúde da Criança e Clínica Pediátrica e também na Urgência e emergência da Clínica do Bebê. Atualmente pediatra e neonatologista em consultório particular.

Recent Posts

Conmebol define uniformes de Palmeiras e Flamengo para a final da Libertadores

A Conmebol definiu que Palmeiras e Flamengo usarão seus uniformes principais na final da Libertadores,…

17 horas ago

Postos Médicos de Apoio para a COP30 Iniciam Atendimento nesta terça-feira

Os primeiros Postos de Atendimento Médico (PAMs) de apoio à 30ª Conferência das Nações Unidas…

2 dias ago

Outubro Rosa: o que realmente salva vidas?

Outubro é o mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.Segundo…

1 semana ago

Articulação impacta a saúde e longevidade dos brasileiros na terceira idade

A chegada dos 60 anos já não é como antigamente, afazeres como costurar crochê, conversas…

3 semanas ago

Cruz Vermelha orienta sobre primeiros socorros e atendimento à saúde durante o Círio

A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior em termo de participação…

4 semanas ago

O Grupo CN – Carleto e Neurohability, inaugura o Instituto de Reabilitação e Educação Inclusiva (Irei)

O Grupo CN - Carleto e Neurohability, inaugura nesta quinta-feira (9) o Instituto de Reabilitação…

4 semanas ago

This website uses cookies.