A doença mão-pé-boca, também conhecida pela sigla DMPB, é uma doença causada pelo vírus Coxsackie A16, portanto, uma virose, muito mais comum na infância, antes dos cinco anos, embora seja possível acometer outras faixas etárias. Caracteriza-se por lesões na cavidade oral e erupções de pele nas mãos e pés.
Os sintomas característicos são:
A transmissão ocorre pela via fecal/oral, ou seja, através do contato direto entre os indivíduos, ou com as fezes, saliva e outras secreções, direto ou indireto (objetos contaminados, por exemplo). O período de maior transmissão ocorre durante a primeira semana da doença. Entretanto, indivíduos podem permanecer infectantes por semanas após os sintomas desaparecerem.
O diagnóstico em geral é clínico, sem necessidade de exames laboratoriais na maioria das vezes. Porém, é fundamental estabelecer o diagnóstico diferencial com outras doenças que também provocam estomatites aftosas ou vesículas na pele.
Infelizmente ainda não dispomos de vacina contra a enfermidade mão-pé-boca.
A doença comumente não é grave e quase todos os acometidos por ela se recuperam ou pelo menos observam melhora expressiva dos sintomas num prazo de sete dias.
Raramente um indivíduo infectado desenvolve meningite viral e pode necessitar ser hospitalizado por alguns dias. Outras complicações ainda mais raras incluem paralisia similar a poliomielite ou encefalite.
O tratamento consiste em uso de medicamentos sintomáticos e orientações. O ideal é que o paciente permaneça em repouso, faça ingestão frequente de líquido e alimente-se bem, apesar da dor de garganta.
Recomendações para se prevenir
A Clínica Interdisciplinar de Desenvolvimento Infantil Neurohability realizou na última quinta-feira (18), no teatro Estação…
Stalker de Isis Valverde foi preso nesta semana no Rio de Janeiro, Cristiano Kellermann, de…
Na tarde desta quarta-feira (17), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar,…
Foto: Divulgação | MS O Brasil irá receber a certificação da Organização Mundial da Saúde…
A Sociedade Brasileira de Cardiologia diminuiu o índice de controle do colesterol ruim, o LDL,…
O Estado do Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira (17), para torcedores assistirem…
This website uses cookies.