Asma não tem cura, mas tem controle

Estima-se que em todo o mundo mais de 300 milhões de pessoas sejam acometidas pela asma, uma das doenças respiratórias mais comuns. No Brasil, de acordo com dados do DATASUS, em média ocorrem 350 mil internações decorrentes da doença, por ano. Na próxima segunda-feira, 21 de junho, Dia Nacional do Controle da Asma, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia chama atenção para a necessidade de tratamento contínuo, para melhoria da qualidade de vida do asmático, por isso, o objetivo da data é  conscientizar os pacientes sobre a importância do uso correto dos medicamentos.  

“A asma é uma doença inflamatória crônica, na maioria das vezes de causa hereditária, e está relacionada à interação de fatores genéticos e ambientais”, explica a pneumologista Roberta Kahwage, que atua no Hospital Barros Barreto. “O diagnóstico é feito através dos sintomas do paciente, o exame de espirometria (prova de função pulmonar) e alguns exames de sangue específicos, como a imunoglobulina E (IgE)”, destaca a médica. 

Dentre os principais sintomas da asma estão a tosse seca, chiado no peito e dificuldade para respirar, e, devido à sensibilidade do pulmão da pessoa asmática, alguns fatores são agravantes, tais como poeira, ácaro, mofo e mudanças de temperatura. Para evitar as crises, a pneumologista Roberta Kahwage enfatiza que é importante evitar contatos com os fatores desencadeantes, evitar o fumo, fumaça, pó, cheiros fortes, pelos de animais e alguns medicamentos, como anti-inflamatórios.   

Controle – A asma não tem cura, porém tem controle. O tratamento engloba mudanças na qualidade de vida do paciente, associado ao tratamento com medicamentos específicos, geralmente os corticóides, para desinflamação dos brônquios e controle da doença, e também medicamentos para atenuar as crises. A limpeza dos ambientes deve ser feita continuamente, mas deve-se atentar para não levantar o pó no momento da higienização. Cortinas, almofadas, carpetes e objetos que acumulam poeira devem ser limpos continuamente ou retirados do ambiente.

Editor

Recent Posts

Neurohability realiza em Belém evento natalino 100% planejado e preparado para crianças neuroatípicas

A Clínica Interdisciplinar de Desenvolvimento Infantil Neurohability realizou na última quinta-feira (18), no teatro Estação…

2 semanas ago

Polícia prende no Rio de Janeiro, homem suspeito de perseguir e stalkear Isis Valverde

Stalker de Isis Valverde foi preso nesta semana no Rio de Janeiro, Cristiano Kellermann, de…

2 semanas ago

Decisão nos pênaltis elimina o Flamengo contra o PSG no Mundial

Na tarde desta quarta-feira (17), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar,…

2 semanas ago

Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão vertical do HIV

Foto: Divulgação | MS O Brasil irá receber a certificação da Organização Mundial da Saúde…

2 semanas ago

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA MUDA METAS DE TOLERÂNCIA PARA O LDL

 A Sociedade Brasileira de Cardiologia diminuiu o índice de controle do colesterol ruim, o LDL,…

2 semanas ago

Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira

O Estado do Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira (17), para torcedores assistirem…

2 semanas ago

This website uses cookies.