Certificado da Fiocruz que o banco de leite da Santa CCertificado da Fiocruz que o banco de leite da Santa Casa recebeu Foto: divulgação Agência Paráasa recebeu
O Banco de Leite Humano (BLH) João Aprígio Guerra de Almeida, parte integrante da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), foi reconhecido com o Certificado de 100% de Eficácia da Gestão de Informações Significativas. Essa conquista representa não apenas um marco na qualidade do controle do leite humano, mas também na eficiência do atendimento aos recém-nascidos internados e em outros dados essenciais que caracterizam o serviço prestado à comunidade.
O certificado foi concedido durante um evento promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ), no último final de semana. A gerente do BLH da Santa Casa, Cynara Souza, enfatizou que essa certificação é fruto do trabalho de excelência realizado pela FSCMPA, que conta com uma equipe técnica altamente capacitada e uma infraestrutura física adequada. Ela também ressaltou que essa conquista é compartilhada com instituições parceiras do Banco e com as próprias doadoras de leite humano.
A nutricionista Cynara Souza destacou a importância de fortalecer o Projeto Bombeiros da Vida, responsável pela rota de transporte do leite humano doado em condições ideais de refrigeração e conservação. Além disso, ela enfatizou a relevância das doadoras, cujo generoso gesto possibilita não apenas o registro de doadoras ativas, mas também o volume significativo de leite doado, crucial para a saúde dos recém-nascidos.
Maria Alves Belém, diretora de apoio técnico operacional da Santa Casa, recebeu a certificação juntamente com a gerente do BLH. Para Belém, essa certificação é um reconhecimento do compromisso do Banco de Leite Humano com a sociedade, agregando valor ao planejamento estratégico da FSCMPA e proporcionando resultados satisfatórios para o público atendido. A entrega do certificado contou com a presença de João Aprígio Guerra de Almeida, o idealizador da Rede de Bancos de Leite Humano do Brasil.
O Programa de Certificação Fiocruz para Bancos de Leite Humano visa fortalecer as capacidades científicas, produtivas, tecnológicas, gerenciais e de garantia de qualidade da Rede Global de Bancos de Leite Humano. Além da certificação para a gestão de informações, o programa pretende avaliar diversos aspectos dos Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano, visando garantir a conformidade e a excelência no atendimento.
Com quase quatro décadas de funcionamento, o Banco de Leite Humano da Santa Casa do Pará é um dos maiores do país, desempenhando um papel fundamental na promoção do aleitamento materno e na assistência aos recém-nascidos. Somente nos três primeiros meses de 2024, em parceria com o Projeto Bombeiros da Vida, o BLH coletou mais de 750 mil litros de leite, beneficiando mais de 600 bebês prematuros ou de baixo peso atendidos na instituição.
Fonte: Agência Pará
A Conmebol definiu que Palmeiras e Flamengo usarão seus uniformes principais na final da Libertadores,…
Os primeiros Postos de Atendimento Médico (PAMs) de apoio à 30ª Conferência das Nações Unidas…
Outubro é o mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.Segundo…
A chegada dos 60 anos já não é como antigamente, afazeres como costurar crochê, conversas…
A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior em termo de participação…
O Grupo CN - Carleto e Neurohability, inaugura nesta quinta-feira (9) o Instituto de Reabilitação…
This website uses cookies.