Ter uma alimentação saudável é fundamental para manter uma boa saúde, e os carboidratos são indispensáveis para o organismo, isso porque são considerados fontes que não devem ser excluídos da rotina alimentar. “Os carboidratos são nutrientes que fornecem energia para o nosso organismo”, destaca a nutricionista Luriane Leal.
Segundo ela, os carboidratos podem ser simples ou complexos. “Os simples são digeridos rapidamente pelo organismo e tem alto índice glicêmico. Já os complexos são de baixo índice glicêmico e são alimentos ricos em nutrientes e fibras”. E explica que, o índice glicêmico indica com que velocidade um alimento que possui carboidrato, aumenta a glicose no sangue.
Carboidratos bons
A nutricionista destaca que, cereais integrais, raízes e tubérculos, leguminosas e frutas são boas fontes de carboidratos, e que se consumidos da forma correta podem ser aliados no processo de emagrecimento, auxiliando também na saciedade. “Além de excelente fonte energética ao nosso corpo, pode ser utilizado em opções de pré-treino”.
Existe carboidrato ruim?
Luriane lembra que não se deve encarar qualquer alimento como um alimento ruim. “O corpo é a soma de tudo que é ingerido diariamente, dos comportamentos e hábitos adotados no estilo de vida. Não precisamos abolir nada, mas precisamos ter cuidado com os excessos, principalmente dos industrializados”.
Acrescenta que, mesmo os carboidratos considerados bons, em demasia, podem ser prejudiciais à saúde. “A verdade é que: o carboidrato pode ser ‘ruim’ ou ‘bom’, isso quem vai decidir é você”.
Quais os riscos de não se comer carboidratos?
A especialista esclarece que a exclusão desse macronutriente da alimentação pode causar:
Indisposição;
Fraqueza muscular;
Dor de cabeça;
Mau humor;
Cansaço excessivo;
Prejudicar o rendimento na prática de exercícios físicos e na rotina do dia a dia.
Além disso, pontua que os carboidratos naturais não podem faltar na alimentação.
Orientação
De acordo com a nutricionista, os carboidratos podem e devem fazer parte da dieta, mas em qualidade e quantidades corretas. “Cada indivíduo tem sua necessidade diária, e só um profissional qualificado saberá orientar individualizando cada caso. Sem contar que, dietas sem acompanhamento especializado podem acarretar malefícios à saúde”, finaliza.
A atriz Taís Araújo, após ficar Insatisfeita com os rumos da sua personagem, Raquel Acioly,…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) por…
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano trazem um recorde para às inscrições…
A Conmebol definiu que Palmeiras e Flamengo usarão seus uniformes principais na final da Libertadores,…
Os primeiros Postos de Atendimento Médico (PAMs) de apoio à 30ª Conferência das Nações Unidas…
Outubro é o mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.Segundo…
This website uses cookies.