Alimentação

Estudo aponta que beber um refrigerante por dia pode aumentar em 57% o risco de calvície em homens

Tomar apenas um refrigerante por dia pode aumentar muito o risco de homens ficarem carecas. Quem diz isso é um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Tsinghua, em Pequim, e publicado na revista Nutrients. Rapazes que consomem a bebida diariamente têm um risco 57% maior de sofrer queda de cabelo de padrão masculino, em comparação com aqueles que a evitam.

O especialista em Medicina Estetica e transplante capilar, Darlinton Fonseca, explica que o problema está relacionado à quantidade de açúcar existente na bebida, que pode prejudicar a quantidade dos folículos pilosos. “ O açúcar em excesso causa resistência à insulina, o que dificulta a circulação sanguínea e pode danificar os folículos pilosos.

Os cientistas analisaram o consumo de “bebidas adoçadas com açúcar” e levantaram a hipótese de que qualquer bebida com alto teor de açúcar adicionado poderia contribuir para a condição. Com a possível exceção dos refrigerantes diet, outras bebidas açucaradas, incluindo isotônicos, café adoçado e chá, devem ser descartadas se você quiser manter os cabelos”.

Os dados mostram que metade dos homens normalmente perde o cabelo aos 50 anos, e 25% dos homens carecas veem os primeiros sinais de perda de cabelo antes dos 21 anos.
Os pesquisadores de Pequim procuraram ligações entre o consumo de bebidas doces e a queda de cabelo masculina, em uma pesquisa com mais de mil homens, com idades entre 18 e 45 anos.

O estudo revelou uma “associação significativa” entre o alto consumo de bebidas açucaradas e a queda de cabelo nos homens. Observou, também, o maior consumo de bebidas açucaradas entre os homens mais jovens. “ Os pesquisadores chegaram à conclusão que o consumo de bebidas açucaradas, uma a três vezes por semana, aumentou o risco de queda de cabelo em 21%, enquanto consumir quatro a sete das bebidas doces aumentou o risco para 26%. Além da queda de cabelo, descobriram uma relação entre a ingestão de bebidas açucaradas e a saúde psicológica, alimentando potencialmente um círculo vicioso de depressão e ansiedade, agravado pela queda de cabelo”, acrescenta o Dr. Darlington Fonseca.

O estudo concluiu que as pessoas que consomem três refrigerantes por dia correm um risco 25% maior de depressão. Os açúcares simples nessas bebidas estão associados ao aumento da ansiedade. “Porém, faz-se necessário observar que as descobertas dos cientistas são correlativas, o que significa que eles não podem ter certeza de que o refrigerante causa queda de cabelo, apenas que quem os consome estão perdendo os cabelos em taxas mais altas. De qualquer forma, o mais indicado é manter uma dieta saudável e balanceada”, concluiu o Dr. Darlinton.

*Com informações da assessoria de imprensa

Milena Alves

Recent Posts

OMS reforça importância de calendário vacinal após decisão de Trump

A Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu,nesta semana,o calendário de vacinação infantil baseado em evidências…

4 dias ago

Prefeitura de Belém promove programação destinada ao enfrentamento à violência contra a mulher

Em alusão a Lei Maria da Penha (Lei 11.340), o mês de agosto é marcado…

2 semanas ago

Brasil inicia Campanha Nacional de Multivacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação para imunização de crianças e adolescentes, até 14 anos de…

2 semanas ago

Anvisa aprova novo medicamento para tratar câncer de pulmão

A Anvisa aprovou o uso do novo medicamento oncológico Datroway® (datopotamabe deruxtecana) para tratar adultos…

3 semanas ago

Mulheres já podem adotar spray de pimenta para proteção e defesa no dia a dia

Mulheres com mais de 18 anos passam a poder comprar e portar spray de pimenta…

3 semanas ago

Bebê morre após horas dentro de carro em Portugal

Uma criança de 1 ano e meio morreu em Almada, na região metropolitana de Lisboa,…

3 semanas ago

This website uses cookies.