Entenda como a bebida alcoólica pode atrapalhar a dieta e confira as dicas para consumir o drink sem peso

A esteticista Juliana Andrade, de 28 anos, adotou uma alimentação restrita em alimentos calóricos e incluiu uma rotina de exercícios para tentar perder os quilos adquiridos durante a pandemia. A disciplina é bem aplicada, porém a jovem não consegue emagrecer de forma satisfatória. A grande vilã dessa história é a bebida alcoólica, da qual Juliana não abre mão.

É que o álcool é famoso por ser rico em ‘calorias vazias’, ou seja, carboidratos que não nutrem o organismo e engordam. O ideal é incluir fontes de energia e proteína na dieta para emagrecer de forma rápida e saudável, medida que ajuda a evitar a fome ao longo do dia. “O álcool é transformado em açúcar e, por isso, reduzir sua ingestão significa diminuir também o consumo calórico”, avalia a nutricionista Mariana Duro.  

Consumir bebida alcoólica atrasa o metabolismo e dificulta a função do fígado, um dos órgãos mais exigidos durante o processo de emagrecimento. É nele que várias substâncias são transformadas para serem eliminadas do corpo. Além de sobrecarregar o fígado, as bebidas alcoólicas também não apresentam nenhum benefício nutricional para o organismo. “Mesmo quem não precisa emagrecer deve se atentar ao consumo de bebidas alcoólicas para não exigir muito de órgãos como estômago, fígado e intestino”, explica a especialista.

Entenda

O álcool se origina do açúcar, ou por destilação, ou por fermentação, e nesse processo existe o ganho calorias. Enquanto o açúcar fornece quatro calorias por grama, o álcool oferece sete. Então, o álcool faz engordar quase o dobro do que o próprio açúcar. É por isso que a bebida alcoólica interfere no processo de emagrecimento das pessoas.

Para quem não consegue abrir não da bebida alcoólica, vale alguns truques. Por exemplo, se a pessoa está tomando vinho ou champanhe, é bom sempre alternar com um copo de água, que ajuda a diminuir a vontade de beber álcool. Outra dica é substituir o açúcar pelo adoçante na hora de fazer a caipirinha.

É importante também ficar de olho nos petiscos. Azeitona, torresminho, salame, batata frita e queijinho acabam aumentando o consumo calórico. Por fim, engana-se quem pensa que existem bebidas que não engordam. Álcool é álcool. Tem sete calorias por grama. A molécula é igual no destilado ou nos fermentados. O que muda é a graduação alcoólica.

Alguns coquetéis, por exemplo, apresentam menos calorias por apresentarem em sua composição itens como adoçantes, a exemplo do Gim tônica (na versão sem açúcar), e que sem dúvida são opções mais adequadas para quem quer perder peso.

Editor

Recent Posts

Veja o que funciona no Pará durante o Carnaval e Quarta-feira de Cinzas

O funcionamento de serviços em Belém deve passar por mudanças devido ao ponto facultativo de…

1 dia ago

CARNABELÉM 2026, PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO QUE PROMETE AGITAR A CIDADE

A Prefeitura de Belém lançou o Carnabelém 2026, apontado como o maior carnaval já realizado…

4 dias ago

Concurso do Hospital Gaspar Vianna: comissão formada e edital previsto para 2026

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)confirmou a contratação da banca Consuplan, que assunirá…

5 dias ago

Paraense conquista 2° lugar no Miss Brasil Mundo 2026

A miss paraense Maria Cecília Nóbrega alcançou o 2° lugar no concurso Miss Brasil Mundo…

2 semanas ago

Anvisa define regras para cultivo de cannabis medicinal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que autoriza, com regras restritas,…

2 semanas ago

Belém amplia vacinação contra a gripe em shoppings da capital

A Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, intensificou a vacinação contra a gripe até…

2 semanas ago

This website uses cookies.