Estudo revela que mudar alimentação pode acrescentar até 13 anos de vida

Um novo estudo traduziu em números os impactos de ter uma dieta saudável: é possível aumentar em até 13 anos a expectativa de vida ao mudar a alimentação.

A pesquisa estimou o tempo de vida ganho ao se substituir uma dieta típica ocidental, com alta ingestão de carne vermelha, açúcar e processados, por uma alimentação à base de grãos integrais e leguminosas, como feijão e lentilha. O estudo foi realizado por cientistas da Universidade de Bergen, na Noruega.

De acordo com os pesquisadores, um jovem de 20 anos nos Estados Unidos pode alcançar um aumento de até 13 anos na expectativa de vida após fazer essa mudança alimentar de forma permanente. Entre as mulheres americanas com a mesma idade, o ganho seria de 10,7 anos ao adotar uma dieta mais saudável.

A mudança alimentar na faixa dos 40 também ajuda na saúde. O ganho de expectativa de vida, de acordo com a pesquisa, é de dez anos para as mulheres e de 11,7 anos para os homens que trocam alimentos como bacon e salsichas por legumes e verduras.

Já entre os idosos de 80 anos, os cientistas apontaram um benefício menor: alta de 3,4 anos na expectativa de vida, após a troca da dieta. Todas as faixas etárias analisadas se beneficiariam das mudanças alimentares, de acordo com a pesquisa mas o ganho cai à medida que a troca ocorre mais tarde.

Fonte: Exame.com

Alessandra Fonseca

Recent Posts

OMS reforça importância de calendário vacinal após decisão de Trump

A Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu,nesta semana,o calendário de vacinação infantil baseado em evidências…

4 dias ago

Prefeitura de Belém promove programação destinada ao enfrentamento à violência contra a mulher

Em alusão a Lei Maria da Penha (Lei 11.340), o mês de agosto é marcado…

2 semanas ago

Brasil inicia Campanha Nacional de Multivacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação para imunização de crianças e adolescentes, até 14 anos de…

2 semanas ago

Anvisa aprova novo medicamento para tratar câncer de pulmão

A Anvisa aprovou o uso do novo medicamento oncológico Datroway® (datopotamabe deruxtecana) para tratar adultos…

3 semanas ago

Mulheres já podem adotar spray de pimenta para proteção e defesa no dia a dia

Mulheres com mais de 18 anos passam a poder comprar e portar spray de pimenta…

3 semanas ago

Bebê morre após horas dentro de carro em Portugal

Uma criança de 1 ano e meio morreu em Almada, na região metropolitana de Lisboa,…

3 semanas ago

This website uses cookies.