Prevenção

FENAPAR promove série de ações no Mês Mundial do Rim

Federação reforça a importância da prevenção das Doenças Renais Crônicas

Em celebração ao Dia Mundial do Rim, comemorado este ano em 13 de março, a Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (FENAPAR) promoverá uma série de atividades com o intuito de conscientizar a população e as autoridades sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e ampliação das opções de tratamentos.

Entre as alternativas, está a diálise peritoneal domiciliar, que permite aos pacientes realizarem a terapia no conforto de seus lares, preservando sua rotina de trabalho e estudos.
Apesar de ser uma alternativa menos invasiva e com impactos significativamente menores na qualidade de vida dos pacientes, a diálise peritoneal domiciliar segue amplamente ignorada no Brasil.

De acordo com o Censo Brasileiro de Nefrologia de 2023, apenas 3,4% dos pacientes renais crônicos no país fazem uso da diálise peritoneal, um número extremamente baixo quando comparado a países como México, Nova Zelândia, Canadá, Hong Kong e Tailândia, onde políticas públicas incentivam essa modalidade.

Em nações como a Tailândia e Hong Kong, por exemplo, há programas governamentais chamados de “PD First” (diálise peritoneal como primeira opção), que estabelecem a diálise peritoneal como primeira alternativa de tratamento para pacientes renais crônicos, garantindo maior adesão e melhores resultados na qualidade de vida dos pacientes.

No Brasil, a baixa adesão à diálise peritoneal se deve, em grande parte, à falta de incentivo por parte do governo e do Sistema Único de Saúde (SUS). Enquanto em outros países há políticas específicas para estimular a DP, por aqui, a oferta do tratamento ainda é limitada, o que impede que milhares de pacientes possam optar por essa alternativa mais flexível e menos onerosa ao sistema de saúde a longo prazo. Diante desse cenário, a FENAPAR busca sensibilizar o governo e a sociedade sobre a necessidade urgente de ampliar o acesso e os incentivos a essa modalidade terapêutica.

As ações da FENAPAR para o Mês Mundial do Rim incluem eventos presenciais e online:
10 de março – Live de lançamento do abaixo-assinado (Instagram da campanha, às 19h): a transmissão contará com a participação de representantes da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) e da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia (Soben), reforçando a importância da mobilização social em prol da diálise peritoneal domiciliar.
11 de março – Sessão Solene em Homenagem ao Dia Mundial do Rim (Plenário da Câmara dos Deputados, às 9h): evento reunirá parlamentares e especialistas para discutir sobre políticas públicas voltadas à saúde renal no Brasil.
11 de março – Ações de prevenção e diagnóstico (Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados, das 9h às 18h): serão realizadas aferições de pressão arterial e testes de glicemia e creatinina, fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças renais.
12 e 13 de março – Mobilização no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal): representantes da FENAPAR visitarão os gabinetes dos Deputados Federais e Senadores para reforçar a necessidade de políticas públicas que incentivem o acesso à diálise peritoneal domiciliar.

A campanha da FENAPAR busca ampliar o debate sobre a crise no tratamento da doença renal crônica a partir de discussões como subfinanciamento, falta de vagas, escassez de profissionais especializados (nefrologistas e vasculares), e dificuldades logísticas para transporte dos pacientes.

O acesso à saúde de qualidade é um direito fundamental, e cabe ao poder público garantir que os pacientes renais tenham todas as opções disponíveis para um tratamento digno e eficaz.

Mais informações podem ser encontradas no site da campanha: https://direitoadialisedomiciliar.com.br/.

Março de 2025

Sobre a FENAPAR
A FENAPAR nasceu em 2013, a partir do sentimento de um grupo de pacientes e familiares decididos em fazer mais pela saúde das pessoas com doença renal crônica. Com a missão de acolher e representar todos os pacientes renais do país, a FENAPAR trabalha para potencializar as entidades que lutam por esta causa em todos os Estados. Formada por 14 associações filiadas em todo o país, a Federação é uma união de esforços com planejamento claro e objetivo, e interação junto à comunidade científica em prol de melhores políticas para o tratamento renal no Brasil.

Romeu Lima

Recent Posts

Veja o que funciona no Pará durante o Carnaval e Quarta-feira de Cinzas

O funcionamento de serviços em Belém deve passar por mudanças devido ao ponto facultativo de…

16 horas ago

CARNABELÉM 2026, PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO QUE PROMETE AGITAR A CIDADE

A Prefeitura de Belém lançou o Carnabelém 2026, apontado como o maior carnaval já realizado…

3 dias ago

Concurso do Hospital Gaspar Vianna: comissão formada e edital previsto para 2026

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)confirmou a contratação da banca Consuplan, que assunirá…

5 dias ago

Paraense conquista 2° lugar no Miss Brasil Mundo 2026

A miss paraense Maria Cecília Nóbrega alcançou o 2° lugar no concurso Miss Brasil Mundo…

2 semanas ago

Anvisa define regras para cultivo de cannabis medicinal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que autoriza, com regras restritas,…

2 semanas ago

Belém amplia vacinação contra a gripe em shoppings da capital

A Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, intensificou a vacinação contra a gripe até…

2 semanas ago

This website uses cookies.