Sem categoria

Neurohability realiza em Belém evento natalino 100% planejado e preparado para crianças neuroatípicas

A Clínica Interdisciplinar de Desenvolvimento Infantil Neurohability realizou na última quinta-feira (18), no teatro Estação Gasômetro, o Natal Encantado da Neurohability. Pela primeira vez a celebração foi concretizada dentro de um teatro.

A cada ano, o evento é aprimorado, sempre com o compromisso de evoluir em acessibilidade, inclusão e significado, para assim fortalecer vínculos e conquistas das crianças que recebem o cuidado e acompanhamento da instituição e também das famílias que confiam no trabalho desenvolvido pelos profissionais da clínica.

O evento natalino foi 100% planejado e preparado para que as crianças neuroatípicas e suas famílias recebessem a extensão do atendimento com ênfase na variação ambiental, considerando cuidado sensorial, acolhimento, inclusão e segurança em todos os detalhes.

A iniciativa tem como propósito anual, proporcionar uma experiência natalina acessível, respeitosa e significativa, valorizando o protagonismo das crianças e o envolvimento das famílias.

Segundo a diretora técnica, Natália Lobo, a estrutura ambiental do Natal da Neurohability foi pensada com muito cuidado, intencionalidade e olhar clínico. “Todo o ambiente foi planejado para ser acolhedor, previsível e seguro, respeitando as particularidades sensoriais, motoras e emocionais das crianças. Pensamos na iluminação, nos sons, nos estímulos visuais, na organização dos espaços e na circulação das famílias, para que o Natal fosse vivido com alegria, mas sem excessos que pudessem gerar desconforto ou sobrecarga sensorial.”

Pioneira em Belém, a clínica Neurohability se destaca como a primeira instituição de neurodesenvolvimento infantil a desenvolver ações natalinas voltadas à inclusão e à acessibilidade de crianças e famílias. Para a diretora técnica, a iniciativa representa uma honra para a instituição.

“Ser pioneira nesse olhar é motivo de muito orgulho para a Neurohability. O Natal costuma ser um período de muitos eventos, mas nem sempre acessíveis e inclusivos para crianças com atrasos no desenvolvimento ou deficiências. Nosso propósito é garantir que todas as crianças e famílias se sintam pertencentes,respeitadas e representadas. A inclusão não pode ser apenas discurso — ela precisa ser vivida na prática. Quando criamos um evento acessível, mostramos que essas crianças também têm direito de viver experiências afetivas, sociais e culturais completas. Esse é o modelo de variação ambiental, um dos pilares de nossos métodos terapêuticos MIG e TREINI.”

Durante o evento, as crianças e seus familiares puderam assistir e participar, cada um à sua maneira, respeitando seus próprios tempos e formas de vivenciar esse momento. A atração da festa de fim de ano foi a presença do Papai Noel, que foi interpretado por um terapeuta, garantindo vínculo e segurança emocional para elas. Duas salas de conforto sensorial foram organizadas para acolher crianças que apresentavam desorganização sensorial ou emocional, e tudo foi organizado respeitando o tempo, aos limites e às necessidades individuais de cada criança.

Gabrielle Nogueira | Front Comunicação

Gabrielle Nogueira

Recent Posts

Polícia prende no Rio de Janeiro, homem suspeito de perseguir e stalkear Isis Valverde

Stalker de Isis Valverde foi preso nesta semana no Rio de Janeiro, Cristiano Kellermann, de…

2 semanas ago

Decisão nos pênaltis elimina o Flamengo contra o PSG no Mundial

Na tarde desta quarta-feira (17), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar,…

2 semanas ago

Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão vertical do HIV

Foto: Divulgação | MS O Brasil irá receber a certificação da Organização Mundial da Saúde…

2 semanas ago

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA MUDA METAS DE TOLERÂNCIA PARA O LDL

 A Sociedade Brasileira de Cardiologia diminuiu o índice de controle do colesterol ruim, o LDL,…

2 semanas ago

Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira

O Estado do Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira (17), para torcedores assistirem…

2 semanas ago

Vacina contra bronquiolite chega ao Pará

Foto: Marco Monteiro | SES A vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador…

3 semanas ago

This website uses cookies.