Prevenção

Quais órgãos do corpo humano sofrem mais com onda de calor? Cardiologista responde

Vários estados do Brasil estão sob alerta para uma onda de calor sufocante, conforme declarou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além das altas temperaturas, os índices baixos de umidade relativa do ar também devem predominar no país. O Centro-Oeste é a região que deve ser mais afetada.

Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (20), Stéphanie Rizk, cardiologista da Rede D’Or e do Sírio-Libanês, contou quais são os órgãos do corpo humano mais prejudicados pelas condições impostas pela onda de calor. Veja abaixo:

Rins

Segundo Rizk, os rins são os órgãos mais afetados, sobretudo por conta da desidratação provocada pela água consumida pelo mecanismo de regulação térmica — que faz o corpo suar para diminuir a temperatura do corpo.

“[O mais prejudicado é] o rim, em primeiro lugar. A princípio ele, diminui a filtração, concentra a urina, e pode aumentar a formação de pedras no rim”, explicou a cardiologista.

Coração

Conforme apontou a médica, o coração pode ser atingido porque, no processo de regulação da temperatura corporal, ocorre a vasodilatação, isto é, aumento do fluxo sanguíneo. Isso aumenta o ritmo do coração, o que, por sua vez, pode ser perigoso caso a pessoa tenha alguma comorbidade prévia.

“O coração [é afetado], principalmente se alguém tem alguma insuficiência cardíaca. Com a vasodilatação, que ocorre para a gente dissipar esse calor), o coração acelera e isso pode culminar com alguma descompensação de alguma doença”, afirmou.

Outros órgãos

Rizk também alertou para os efeitos que o calor e a desidratação consequente podem provocar no cérebro, como tontura e visão turva. A cardiologista afirmou também que, com o maior consumo de água, o sangue fica mais grosso e isso pode gerar outros problemas.

Por fim, a médica citou os efeitos do calor intenso com baixa umidade para o pulmão. “Nessa época aumentam muito os poluentes. Quem já tem algum problema pulmonar obstrutivo e os asmáticos que podem desencadear crises são grupos que a gente tem que tomar muito cuidado”, disse.

Fonte: CNN Brasil

Milena Alves

Recent Posts

Veja o que funciona no Pará durante o Carnaval e Quarta-feira de Cinzas

O funcionamento de serviços em Belém deve passar por mudanças devido ao ponto facultativo de…

2 dias ago

CARNABELÉM 2026, PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO QUE PROMETE AGITAR A CIDADE

A Prefeitura de Belém lançou o Carnabelém 2026, apontado como o maior carnaval já realizado…

5 dias ago

Concurso do Hospital Gaspar Vianna: comissão formada e edital previsto para 2026

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)confirmou a contratação da banca Consuplan, que assunirá…

6 dias ago

Paraense conquista 2° lugar no Miss Brasil Mundo 2026

A miss paraense Maria Cecília Nóbrega alcançou o 2° lugar no concurso Miss Brasil Mundo…

2 semanas ago

Anvisa define regras para cultivo de cannabis medicinal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que autoriza, com regras restritas,…

2 semanas ago

Belém amplia vacinação contra a gripe em shoppings da capital

A Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, intensificou a vacinação contra a gripe até…

2 semanas ago

This website uses cookies.