Prevenção

Dia Nacional da Imunização visa conscientizar sobre a importância da vacinação

9 de junho é o Dia Nacional da Imunização, e visa conscientizar sobre a importância de se prevenir contra diversas doenças. Segundo o Ministério da Saúde a vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente. Além do mais, a imunização contribui para reduzir a disseminação desses agentes infecciosos na comunidade, e assim proteger aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde.

O calendário nacional de vacinação oferece à população de forma gratuita, na rotina dos serviços, mais de 20 vacinas que protegem o indivíduo em todos ciclos de vida, desde o nascimento. Entre as doenças que podem ser prevenidas por essas vacinas estão a poliomielite, sarampo, rubéola,caxumba, varicela, tétano, coqueluche HPV e outras enfermidades graves e muitas vezes fatais.

A política de vacinação é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. 

Como funciona o PNI?

Estabelecido em 1973, o PNI desempenha um papel fundamental para a saúde da população brasileira. Por meio do programa, o governo federal disponibiliza gratuitamente no Sistema Único de Saúde – SUS 47 imunobiológicos: 30 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas. Essas vacinas incluem tanto as que constam no calendário nacional de vacinação quanto as indicadas para grupos em condições clínicas especiais, como pessoas com HIV ou  em tratamento de algumas doenças como o câncer, insuficiência renal, entre outras, aplicadas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), e inclui também as vacinas COVID-19 e outras administradas em situações específicas.

Além disso, o PNI é responsável por coordenar as campanhas anuais de vacinação. Essas campanhas têm como meta alcançar altas coberturas vacinais, Desta forma, o Ministério da Saúde atua em conjunto com estados, municípios e o Distrito Federal para garantir o acesso equitativo às vacinas em todo o país.

Calendário Nacional de Vacinação

O Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde – SUS é uma iniciativa para  garantir a saúde coletiva por meio de uma imunização eficaz, projetado para atender às necessidades de crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos, com vacinas específicas para cada faixa etária.

Fonte: Ministério da Saúde

Gabrielle Nogueira

Recent Posts

Neurohability realiza em Belém evento natalino 100% planejado e preparado para crianças neuroatípicas

A Clínica Interdisciplinar de Desenvolvimento Infantil Neurohability realizou na última quinta-feira (18), no teatro Estação…

2 semanas ago

Polícia prende no Rio de Janeiro, homem suspeito de perseguir e stalkear Isis Valverde

Stalker de Isis Valverde foi preso nesta semana no Rio de Janeiro, Cristiano Kellermann, de…

2 semanas ago

Decisão nos pênaltis elimina o Flamengo contra o PSG no Mundial

Na tarde desta quarta-feira (17), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar,…

2 semanas ago

Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão vertical do HIV

Foto: Divulgação | MS O Brasil irá receber a certificação da Organização Mundial da Saúde…

2 semanas ago

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA MUDA METAS DE TOLERÂNCIA PARA O LDL

 A Sociedade Brasileira de Cardiologia diminuiu o índice de controle do colesterol ruim, o LDL,…

2 semanas ago

Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira

O Estado do Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira (17), para torcedores assistirem…

2 semanas ago

This website uses cookies.