Medicamento e Tratamento

Explosão na venda de medicamentos à base de cannabis

Close up Bottle with CBD oil and cannabis leaf at white background, medical marijuana concept

Um relatório pioneiro da Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BRCann) revela um crescimento exponencial de 202% na venda de medicamentos à base de cannabis medicinal no primeiro trimestre de 2024 nas farmácias brasileiras.

Isso equivale a mais de 417 mil unidades comercializadas, representando um aumento de 151% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O setor movimentou mais de R$ 163 milhões neste período, marcando um notável avanço em relação aos R$ 81 milhões registrados em 2023.

UM IMPULSO PARA A SAÚDE E A ECONOMIA

O avanço no mercado de cannabis medicinal pode ser atribuído, em parte, ao progresso no tratamento alternativo no país. Recentemente, o Governo de São Paulo promulgou a regulamentação da lei que prevê o fornecimento desses medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.

Para João Paulo Cristofolo Jr, Sócio-Fundador e Coordenador Geral do Grupo Conaes Brasil, essa regularização representa não apenas um impulso para a economia, mas também uma vitória para a saúde pública e a medicina contemporânea.

CRESCIMENTO DA INDICAÇÃO E DA ACEITAÇÃO

Paralelamente ao aumento das vendas, a indicação da cannabis medicinal está em ascensão no Brasil e em outros territórios. O 2º Anuário da Cannabis Medicinal no Brasil 2023 revelou que 430 mil pacientes estão em tratamento com medicamentos à base da planta, um aumento de 130% em relação a 2022.

Inspirada pela iniciativa de São Paulo, a cidade de João Pessoa também estabeleceu políticas para o uso e distribuição desses medicamentos em unidades de saúde pública e privada, conforme o SUS.

DESAFIOS E EDUCAÇÃO

Apesar do progresso, ainda há desafios significativos, incluindo o estigma e a desinformação em torno da cannabis medicinal. João Paulo Cristofolo destaca a importância de educar tanto o público quanto os profissionais de saúde sobre os benefícios e o uso adequado desses medicamentos.

Evidências científicas indicam melhorias significativas na qualidade de vida de pacientes com condições como síndromes de Dravet, Lennox-Gastaut e Esclerose Tuberosa.

AVANÇOS INTERNACIONAIS E FUTURO DA PESQUISA

O avanço da cannabis medicinal não se limita ao Brasil. Na França, os tratamentos à base da planta serão permitidos a partir de janeiro de 2025, enquanto nos EUA, a reclassificação da maconha como uma droga menos perigosa está em andamento.

João Paulo Cristofolo ressalta a importância contínua da pesquisa para explorar o potencial terapêutico da cannabis e antecipa uma ampliação das condições tratáveis com esses medicamentos no futuro.

OTIMISMO PARA O FUTURO

Com o avanço no tratamento de patologias específicas e o estímulo ao desenvolvimento de novas pesquisas, há um sentimento de otimismo na comunidade médica e entre aqueles que podem se beneficiar dessas mudanças.

O futuro promissor da cannabis medicinal como uma ferramenta terapêutica é motivo de esperança e expectativa para muitos.

Fonte: Medicina S/A

Romeu Lima

Recent Posts

Neurohability realiza em Belém evento natalino 100% planejado e preparado para crianças neuroatípicas

A Clínica Interdisciplinar de Desenvolvimento Infantil Neurohability realizou na última quinta-feira (18), no teatro Estação…

2 semanas ago

Polícia prende no Rio de Janeiro, homem suspeito de perseguir e stalkear Isis Valverde

Stalker de Isis Valverde foi preso nesta semana no Rio de Janeiro, Cristiano Kellermann, de…

2 semanas ago

Decisão nos pênaltis elimina o Flamengo contra o PSG no Mundial

Na tarde desta quarta-feira (17), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar,…

2 semanas ago

Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão vertical do HIV

Foto: Divulgação | MS O Brasil irá receber a certificação da Organização Mundial da Saúde…

2 semanas ago

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA MUDA METAS DE TOLERÂNCIA PARA O LDL

 A Sociedade Brasileira de Cardiologia diminuiu o índice de controle do colesterol ruim, o LDL,…

2 semanas ago

Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira

O Estado do Rio de Janeiro terá ponto facultativo nesta quarta-feira (17), para torcedores assistirem…

2 semanas ago

This website uses cookies.