O Programa Farmácia Popular do Brasil - PFPB é do Governo Federal Foto: divulgação do Ministério da Saúde
Desde a retomada do programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) em junho de 2023, mais de 15 milhões de mulheres em todo o país têm acessado seus benefícios. Representando 62% dos beneficiários, elas têm retirado medicamentos essenciais, gratuitos ou com coparticipação, além de outros insumos como absorventes e fraldas geriátricas.
Desde sua retomada em junho de 2023, o PFPB tem se destacado na distribuição de medicamentos específicos para a saúde da mulher. Mais de 404 mil mulheres acessaram remédios para osteoporose e anticoncepção, totalizando 3,7 milhões de unidades dispensadas.
Dados do PFPB também apontam um crescimento significativo no fornecimento de medicamentos 100% gratuitos para mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família desde a retomada em junho de 2023. Mais de 2,7 milhões de mulheres acessaram o programa em todo o país, totalizando mais de 1 bilhão de medicamentos e fraldas geriátricas retirados.
Desde o início da distribuição, em janeiro de 2024, o Programa Dignidade Menstrual já beneficiou mais de 1 milhão de mulheres em 3,5 mil municípios. Colaborando com 15,2 mil farmácias engajadas, foram distribuídos mais de 43,6 milhões de absorventes, promovendo dignidade e conforto para quem mais precisa.
O Programa Dignidade Menstrual vai além do fornecimento de produtos, sendo uma iniciativa abrangente que promove a saúde e os direitos daqueles que menstruam. Com estratégias que incluem qualificação de agentes públicos, educação da população e oferta gratuita de absorventes higiênicos, o programa busca enfrentar a desinformação e conscientizar sobre a menstruação como um fenômeno natural que merece acolhimento e cuidado. Essas ações coletivas visam criar oportunidades para que todas as pessoas possam acessar espaços e direitos de maneira justa e sem restrições.
Fonte: Ministério da Saúde
O funcionamento de serviços em Belém deve passar por mudanças devido ao ponto facultativo de…
A Prefeitura de Belém lançou o Carnabelém 2026, apontado como o maior carnaval já realizado…
A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)confirmou a contratação da banca Consuplan, que assunirá…
A miss paraense Maria Cecília Nóbrega alcançou o 2° lugar no concurso Miss Brasil Mundo…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que autoriza, com regras restritas,…
A Prefeitura de Belém, por meio da Sesma, intensificou a vacinação contra a gripe até…
This website uses cookies.